A ferrovia mais elevada do mundo
Qinghai –Tibet: a ferrovia mais alta do mundo
Qinghai-Tibet é a ferrovia mais elevada e mais longa do mundo. A
sua extensão é de 1.956 Km. Esta ferrovia liga a província de Qinghai à Lhasa,
região autônoma do Tibete. Seus trens atravessam a uma velocidade de 120km/h, os
picos nevados do Tibete, chegando a mais de 5.000 metros de altitude em alguns
pontos, e por conta disso muitos turistas chegam a sentir falta de ar. Além de
ser a mais elevada e a mais longa, esta ferrovia é também a primeira a ligar o
Tibete a qualquer outra província na China.
A sua construção foi um desafio para engenheiros, que para
tornarem esta obra possível, ignoraram, muitas vezes, a palavra ‘impossível’. O
início das obras deu-se em 1958 e terminou sua última fase em 2005. Para tanto,
foram assentados milhares de quilômetros de trilhos, escavados 07 túneis e
construídas 675 pontes e 45 estações.
Algumas soluções para os problemas relacionados à altas
altitudes, baixas temperaturas e terrenos congelados foram: trilhos que fazem
curvas para não tocar o solo, vagões com sistema de pressurização interna e
geradores de oxigênio para compensar o ar extremamente rarefeito em alguns
pontos, e uso de pedras no solo para manter baixa a temperatura do terreno
fazendo com que ele permanecesse congelado mesmo durante o verão.
Apesar de investidos aproximadamente U$ 3,68
bilhões e cerca de 47 anos para sua construção, esta ferrovia trouxe, não só
paisagens deslumbrantes a serem desfrutadas pelos turistas, como também importante
progresso econômico para a região remota do Tibete.
Fontes:
China Express: A Ferrovia mais elevada do mundo. Edições em Línguas estrangeiras,
2006.
http://gigantesdomundo.blogspot.com.br/2013/02/a-ferrovia-mais-alta-do-mundo.html
https://civilizacaoengenheira.wordpress.com/2015/02/26/o-permafrost-na-ferrovia-qinghai-tibet-a-mais-alta-do-mundo/http://gigantesdomundo.blogspot.com.br/2013/02/a-ferrovia-mais-alta-do-mundo.html
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