A ferrovia mais elevada do mundo

Qinghai –Tibet: a ferrovia mais alta do mundo




Qinghai-Tibet é a ferrovia mais elevada e mais longa do mundo. A sua extensão é de 1.956 Km. Esta ferrovia liga a província de Qinghai à Lhasa, região autônoma do Tibete. Seus trens atravessam a uma velocidade de 120km/h, os picos nevados do Tibete, chegando a mais de 5.000 metros de altitude em alguns pontos, e por conta disso muitos turistas chegam a sentir falta de ar. Além de ser a mais elevada e a mais longa, esta ferrovia é também a primeira a ligar o Tibete a qualquer outra província na China.

A sua construção foi um desafio para engenheiros, que para tornarem esta obra possível, ignoraram, muitas vezes, a palavra ‘impossível’. O início das obras deu-se em 1958 e terminou sua última fase em 2005. Para tanto, foram assentados milhares de quilômetros de trilhos, escavados 07 túneis e construídas 675 pontes e 45 estações.


Algumas soluções para os problemas relacionados à altas altitudes, baixas temperaturas e terrenos congelados foram: trilhos que fazem curvas para não tocar o solo, vagões com sistema de pressurização interna e geradores de oxigênio para compensar o ar extremamente rarefeito em alguns pontos, e uso de pedras no solo para manter baixa a temperatura do terreno fazendo com que ele permanecesse congelado mesmo durante o verão.

Apesar de investidos aproximadamente U$ 3,68 bilhões e cerca de 47 anos para sua construção, esta ferrovia trouxe, não só paisagens deslumbrantes a serem desfrutadas pelos turistas, como também importante progresso econômico para a região remota do Tibete.





Fontes:
China Express: A Ferrovia mais elevada do mundo. Edições em Línguas estrangeiras, 2006.

http://gigantesdomundo.blogspot.com.br/2013/02/a-ferrovia-mais-alta-do-mundo.html

https://civilizacaoengenheira.wordpress.com/2015/02/26/o-permafrost-na-ferrovia-qinghai-tibet-a-mais-alta-do-mundo/

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