A Cultura do Jade


O  jade é diferente dos outros tipos de pedras ou metais preciosos. Na verdade, o termo “jade” refere-se a dois tipos diferentes mas semelhantes, de rochas ornamentais, ambos compostos de diferentes minerais de silicato: Nefrite e Jadeíte.


Jadeíte e Nefrite são pedras formadas do entrelaçamento de micro-cristais. O jade apresenta-se em diferentes cores, formas e tamanhos, e pode ter impurezas ou grãos na pedra que definem a sua aparência e valor. Isso significa que cada pedaço de jade é único.

                                                     Jadeíte                          Nefrite

No período Neolítico (12.000-2.000 a.C.), os trabalhos de pedra polida evoluíram gradualmente para a fabricação de artefatos e ornamentos de Jade. Posteriormente os chineses passaram a utilizá-lo para fabricar objetos rituais usados em cerimonias sacrificiais, uma vez que o viam como um meio de comunicação com os deuses, por exemplo, discos de jade verde-escuros com um orifício central, chamados de Bi, eram usados em cultos consagrados ao Céu; blocos de jade de quatro faces, com abertura cilíndrica no sentido do comprimento, chamados Cong, eram usados em cultos consagrados à Terra.
 
Ainda hoje, o jade bruto é analisado por muitos artesãos profissionais por sua beleza, falhas e, inclusive, espírito para determinar o que dele será esculpido.

O amor que os chineses possuem pelo jade não se refere apenas a sua beleza, mas também ao seu significado cultural e humano. Assim como definiu Confúcio as virtudes do jade:

“Os sábios associaram ao jade virtudes. Para eles, seu brilho e lustro representam a pureza; sua perfeita firmeza e extrema dureza representam a certeza da inteligência; seus ângulos, que não cortam, apesar de aparentarem afiados, representam a justiça; o som puro e prolongado, que ressoa quando algo o atinge, representa a música; sua cor representa a lealdade; suas falhas internas, que sempre se mostram através da transparência, representam a sinceridade; seu brilho iridescente representa o céu; sua substância admirável, formada pela montanha e pela água, representa a terra. Usado sozinho sem ornamentos representa a castidade. O preço que o mundo inteiro lhe atribui representa a verdade. Para embasar essas comparações, o Livro dos Versos diz: ‘Quando eu penso em um homem sábio, seus méritos parecem ser como o jade’”.

Joias e obras de arte de jade são extremamente importantes para a cultura e história da China, por isso ainda é mantido o hábito de usar pingentes de jade como talismã e presentear amigos e familiares com ornamentos feitos desta pedra.

A importância dessa pedra é tão grande, que os chineses tem até um provérbio:

 “O ouro tem um preço; o jade é inestimável” 


portuguese.cri.cn/721/2010/05/77/1s122508.htm
 https://chinanaminhavida.com/2016/07/28/jade-a-pedra-do-imperador-da-china/
Dong,Yu et al.: A Cultura Chinesa. Edições em Língua Estrangeira. 2004.





Comentários

Postagens mais visitadas