SHANGHAI



Quando decidimos fazer uma viagem para China, um país de dimensões imensas, a primeira pergunta é: o que conhecer, por onde começar?






As opções são inúmeras, mas nada melhor que começar por Xangai ou Shanghai, a maior cidade da República Popular da China e uma das maiores áreas metropolitanas do mundo, com mais de 24 milhões de habitantes. 

No início, Shanghai era uma vila de pescadores e tecelões, ganhou importância no século XIX devido a sua localização portuária favorável e grande potencial econômico, ela está localizada na foz do rio Yangtze, na costa central da China Oriental. Atualmente, a cidade é dividida pelo rio Huangpu, um afluente do rio Yangtze e tem seu centro histórico, Puxi, localizado à oeste deste rio, enquanto o novo centro financeiro, Pudong, vem crescendo na margem leste. 

Metrópole que se reinterpreta década após década, tem a reputação de centro importante da indústria criativa asiática, é endereço de executivos descolados, pólo de atração de arte contemporânea e local de celebrações à arquitetura. Tudo isso regado a muita música, tendo o jazz como tom central. Conhecê-la é entregar-se a um passeio de puro estímulo aos sentidos. 

Um dos primeiros lugares a se visitar é Puxi, iniciando pelo Bund, a vista mais famosa de Shanghai. Lá você terá uma visão dos arranha-céus mais modernos da China e dos prédios mais clássicos que representam um período importante da cidade.

Em Pudong, antes uma antiga vila industrial, a partir dos anos 90, deu lugar a prédios opulentos, que a cada ano redesenham a silhueta nas alturas. Vários dos mais famosos edifícios da cidade estão aqui. O Shanghai World Financial Center (SWFC) com seus 101 andares é muito conhecido por sua semelhança com um abridor de garrafa, no salão de turismo há um corredor de 55 metros com chão de vidro para se tirar fotos de uma maravilhosa vista da cidade junto com a adrenalina de ver quase 500 metros abaixo de seus pés. Outros arranha-céus famosos são o Oriental Pearl Tower e o Shanghai Tower, segundo edifíco mais alto do mundo com 632 metros de altura, que oferecem deslumbrantes vistas de Shanghai.


Quem quiser conhecer uma parte tradicional da China não pode perder a visita ao Yuyuan Garden, construído em 1559. Nos 2 hectares da propriedade murada, pode-se conhecer o ideal da tranquilidade, com seus lagos e jardins compondo a paisagem junto às pequenas edificações para lazer e devoção, ainda preservadas. O verdadeiro tesouro do local é o Exquisite Jade Rock, uma das três mais famosas rochas da região sul do rio Yangtze, com seus 3,3 metros de altura e 72 buracos, o mais interessante desta atração é você queimar um incenso logo abaixo da rocha e ver magicamente a fumaça flutuar para fora de todos os buracos.





Vindo dos Estados Unidos no tempo das concessões estrangeiras, o jazz logo se fundiu ao gosto local e no bar do Fairmont Peace Hotel, próximo ao Bund, você pode apreciar apresentações da banda mais antiga de jazz da cidade. 




Além disso tudo, Shanghai tem uma das melhores cenas gastronômicas da Ásia, não só a tradicional culinária chinesa presente nas barraquinhas de rua e restaurantes simples, como também uma série de chefs locais e estrangeiros que renovam os cardápios da cidade de forma fascinante. 

E se tudo isso não for suficiente, você ainda pode encontrar museus que oferecem atrações constantes, cruzeiro pelo rio Huangpu, o Templo do Buda de Jade, as cidadezinhas ao redor de Shanghai e tantos outros pontos turísticos que só viajando para lá você poderá conhecer.



Fontes: 








revista Instituto Confúcio – vol. 20/maio 2017




Comentários

Postagens mais visitadas