2018 Ano do Cachorro



O calendário chinês é o mais antigo registro cronológico  que se tem conhecimento na história,  ele se baseia nos movimentos da lua e do sol, por essa razão o Ano Novo  Chinês é comemorado no primeiro dia do primeiro mês lunar, o que corresponde a uma data sempre variável no  calendário ocidental.
Neste ano de 2018 ( ou 4.716), os chineses iniciam, no dia 16 de Fevereiro, as comemorações de Ano Novo.
Cada ano corresponde a um signo do horóscopo chinês e este ano é a vez do cachorro, o 11º animal do zodíaco.


As principais características deste signo que influenciarão este período são: boa comunicação, seriedade e responsabilidade.
 O cachorro é considerado um símbolo de  sorte, portanto 2018 será mais próspero do que os anteriores.
Existem muitas lendas e mitos que contam as histórias da China e para o Ano Novo não poderia ser diferente, uma das que mais chama a atenção é a lenda do Monstro e da Noite do Ano Novo.

Há muito tempo atrás, existia um monstro chamado Nián (Ano). Ele vivia no fundo dos oceanos e uma vez por ano saía destas profundezas e vinha à terra para se banquetear de animais e humanos. Justamente neste dia todos os moradores dos vilarejos fugiam para as montanhas para não serem devorados.


Certa vez um pedinte chegou a um vilarejo procurando por abrigo mas o encontrou totalmente deserto,  todos tinham fugido, era noite de ano novo, dia da aparição de Nián. Havia restado, porém,  somente uma velha senhora que o aceitou em sua casa. O pedinte, após ouvir a história sobre o monstro prometeu, por gratidão, que o espantaria.
Passou todo o dia decorando todas as casas do vilarejo. À meia noite,  Nián apareceu com toda a sua fúria mas ao ver todas as decorações em papel vermelho nas portas das casas ele parou. Quando rugiu de raiva, fogos de artifício estouraram no céu fazendo-o tremer de medo. Neste momento o pedinte apareceu todo vestido de vermelho e rindo,  e o monstro apavorado, fugiu.
No dia seguinte, quando os moradores voltaram, tiveram a grata surpresa de ver suas casas em pé e seus animais vivos. Eles agradeceram infinitamente o pedinte, que virou herói, e perceberam que a fraqueza de Nian era a cor vermelha e muito barulho.
A partir de então  as famílias celebravam a noite de Ano Novo com suas casas decoradas de vermelho, vestidos da mesma cor e a meia noite soltavam fogos de artifício fazendo uma grande festa.













Fontes:

Comentários

Postagens mais visitadas