Já conhece os apps que são febre na China?

Você já deve ter ouvido falar dos vários aplicativos que só existem ou só são famosos de verdade na China. Aqui no ocidente, usamos apps similares, mas as funções costumam ser um pouco diferentes.

Essa “exclusividade” acontece porque o governo chinês aplica alguns bloqueios e restrições ao conteúdo da internet acessado pelos usuários do país. Sites como Google, Facebook, Twitter e YouTube são proibidos por lá.

Para as empresas, marcas ou personalidades do Brasil que querem chegar ao público chinês, é importante conhecer esses aplicativos específicos, entender um pouco da interação do país com a rede e ficar atento ao que não é permitido.

Além disso, se você pretende viajar para a China, pode ser que esses apps te ajudem bastante. Veja quais são os principais deles.

           1-  WeiXin (微信 Wēixìn)

O WeChat, ou WeiXin, é da companhia Tencent Holdings, a segunda maior empresa de tecnologia da Ásia. No ocidente, ele é apenas um app de mensagens e chamadas gratuitas.

Já na China, é um verdadeiro “faz tudo” e substitui a função de dezenas de aplicativos. Por ele, os 1 bilhão de usuários resolvem praticamente todas as necessidades rotineiras.

É possível: pedir comida, consultar um médico, reservar pacotes de viagem, paquerar, fazer compras, pedir um táxi, fazer pagamentos, fora a função rede social e app de mensagens ou ligações.

2- Baidu (百度 Bǎidù)

O Baidu para os chineses equivale ao nosso Google aqui. O buscador mais popular da China tem seu próprio aplicativo de mapas, opera no setor de armazenamento na nuvem e também investe no desenvolvimento de carros autônomos.

Recentemente, a companhia lançou um portal de tradução em tempo real, parecido com o Google Tradutor.

3- Sina Weibo (新浪微博 Xīnlàng wēi bó)


O Sina Weibo, conhecido apenas como Weibo, é uma espécie de Twitter com um toque de Facebook. O app foi criado em 2009 e, em 2013, já tinha mais de 600 milhões de usuários.

Basicamente, é possível enviar, comentar e compartilhar imagens, textos e vídeos com seus seguidores. Também dá para visualizar notícias, fazer uploads e enviar mensagens privadas. Tudo muito parecido com o Facebook.

Já as postagens são mais parecidas com o esquema do Twitter: frases de até 140 caracteres onde você pode usar o símbolo @ para marcar pessoas, além de hashtags ou emoticons.

O Weibo ficou tão popular na China que algumas empresas e personalidades famosas de outros países usam a rede para se conectarem com o público chinês.

4- QQ 


O QQ é um aplicativo chinês de mensagem instantânea, assim como nosso WhatsApp. O app é da mesma companhia dona do WeChat, a Tencent Holdings.

Além das mensagens, ele tem o CM Show, que oferece histórias em quadrinhos, literatura e jogos. Pela carteira QQ também é possível fazer pagamentos móveis, incluindo recarga de celular, compras on-line e transferência bancária.

No começo do ano passado, o QQ tinha 861 milhões de contas de usuários ativos mensais.

5- Didi Chuxing (滴滴出行 Dī dī chūxíng)


A gigante de tecnologia e mobilidade urbana Didi Chuxing é dona da filial da Uber na China e da empresa 99 no Brasil.

Recentemente, anunciou que vai investir US$ 1 bilhão em sua plataforma de serviços automobilísticos, chamada Xiaoju Automobile Solutions. A ideia é ofertar locações, vendas, abastecimento e manutenção, além do transporte no mesmo aplicativo.

6- KuGou (酷狗 Kù gǒu) e o Kuwo (酷我 Kù wǒ)

Os streamings de música mais famosos na China são o QQ Music, KuGou e o Kuwo, todos da gigante de tecnologia Tencent, mesma dona do QQ e do WeChat.

Esses aplicativos podem ser comparados ao nosso SpotifyApple MusicTidal ou Pandora.


7- iQiyi (爱奇艺 Ài qí yì)


Esse app é parte do portfólio da Baidu e funciona como um streaming de vídeo. Os usuários precisam pagar um plano de assinatura para ter acesso ao enorme catálogo de filmes, séries e documentários disponíveis no portal.

A Netflix, inclusive, licenciou seu conteúdo original para o iQiyi por não conseguir superar as barreiras de entrada no mercado chinês. A iQiyi também tem investido em suas próprias produções.

8- Tantan (探探 Tàn tàn)


Tantan é uma cópia praticamente exata do Tinder para o público chinês. O aplicativo permite deslizar os pretendentes para a esquerda ou para a direita quando você estiver em busca de um par ideal.

9- Youku (优酷 Yōukù)


A Youku é uma plataforma de vídeo criada pelo grupo Alibaba. 

O app é bem parecido com o YouTube daqui, mas tem tido problemas para manter os internautas engajados. Um dos motivos é a vigilância do governo chinês sobre os vídeos publicados e visualizados.

Os usuários dizem que não se sentem confortáveis para produzir conteúdo para o Youku.


Comentários

Postagens mais visitadas