TikTok: o app que já supera os downloads do Instagram


O aplicativo de celular TikTok parece ter surgido do nada e já supera os downloads do Facebook, Instagram, YouTube e Snapchat, nos Estados Unidos.

Dados de novembro mostram que o app é o 5º mais baixado na AppStore e 2º mais baixado na GooglePlay, entre os usuários norte-americanos.

Mas não é só o aplicativo que anda em evidência. A dona do TikTok, a empresa chinesa ByteDance, é considerada a startup mais valiosa o mundo, com um preço estimado em cerca de U$S 75 bilhões.

Mas, afinal, de onde surgiu esse fenômeno?



Tudo começou com um aplicativo chamado Musical.ly, uma plataforma de vídeos curtos, com duração de apenas 15 segundos, que funciona como uma rede social.

Os usuários gravam e editam os vídeos com algumas ferramentas especiais e publicam em suas contas. Eles também podem seguir usuários, dar likes, comentar, entre outras funções comuns para esse tipo de rede.

Em novembro de 2017, a chinesa ByteDance comprou o aplicativo Musical.ly. Na época, o app tinha cerca e 60 milhões de usuários, a maioria adolescentes entre 13 e 24 anos, e já era bem famoso nos Estados Unidos.

A operação de mais de US$ 800 milhões foi uma tentativa de a empresa chinesa conquistar o mercado americano. E parece que tem dado certo.

Em agosto deste ano, aconteceu a fusão dos dois aplicativos e, do dia para a noite, o Musical.ly se transformou em TikTok para os usuários. Um mês depois da fusão, a plataforma tinha 30 milhões de usuários a mais.

O TikTok já existia


Quando dizemos que o TikTok apareceu do nada, nos referimos ao sucesso repentino aqui no ocidente. O app, na verdade, existe desde de 2014 e, especialmente na Ásia, já era bem mais famoso que o Musical.ly.

A plataforma foi fundada por Alex Zhu e Luyu Yang, empresários chineses e amigos de longa data. O serviço foi estabelecido com sede em Xangai e com um escritório na Califórnia, nos Estados Unidos, o que ajudou na sua popularização nas américas.

Em julho, antes da fusão com o Musical.ly, o TikTok tinha 500 milhões de usuários ativos, dos quais 300 milhões estavam na China.

Após a fusão, ele virou Douyin



Como o governo chinês aplica restrições ao uso da internet no país, a ByDance achou melhor ter dois aplicativos diferentes com funções semelhantes - cada um focado em um público.
Portanto, o TikTok atual de que falamos é o antigo Musical.ly. Na China, o TikTok virou Douyin, um aplicativo similiar, mas que segue as regras do governo.

A concorrência está de olho

O sucesso do TikTok está chamando a atenção dos concorrentes. O Facebook está, supostamente, desenvolvendo uma plataforma chamada Lasso para competir com os chineses.

"É (um app) de tela inteira, criado para adolescentes, divertido e engraçado e focado em criação", disse uma fonte não oficial ao site TechCrunch.

A notícia vai de encontro com um recurso anunciado em julho pelo Facebook, o Lyp Sync Live. Ainda em fase de testes, a função permite ao usuário escolher uma música para dublar durante as transmissões ao vivo, ou seja, bastante parecido com o TikTok.

Comentários

Postagens mais visitadas