Sesame Credit; o Big Brother chinês que está dando o que falar



A China é o país mais vigiado do mundo: os 1,4 bilhões de chineses têm seus passos acompanhados diariamente por mais de 200 milhões de câmeras públicas. Elas são capazes, acreditem, de reconhecer qualquer pessoa por meio de sofisticadas tecnologias de scanner.

O cenário de ficção científica parece invasivo, mas é bem aceito pela população. Segundo a agência de notícias chinesa Xinhua, mais de 80% dos chineses aprovam a tecnologia de reconhecimento facial, pois acreditam que ela melhora, e muito, a segurança.

Quanto a isso, eles estão certos. O índice de criminalidade por lá é menor que os dos países europeus: 0,7 homicídios para cada 100 mil habitantes. Para se ter uma base de comparação, no Brasil, a proporção é de 29,8/ 100 mil.

A novidade, entretanto, é que toda essa vigilância também está ajudando a criar uma espécie de “crédito social” no país. Cidadãos com bons hábitos e comportamento terão nota mais alta e ganharão benefícios com isso. Já os cidadãos com nota baixa serão, de certa forma, penalizados.

A ideia é do governo, mas já está sendo testada por algumas empresas privadas. Explicaremos melhor.

Já ouviu falar no Sesame Credit?

O Sesame Credit, também conhecido como Zhima Credit, é um programa do aplicativo Alipay - operado pela gigante do comércio eletrônico Alibaba. A ideia é avaliar os hábitos de consumo e comportamento dos usuários, como histórico de pagamento de contas, se cumpre seus contratos, o que costuma comprar na internet e com que pessoas se relaciona.

Os usuários que querem participar se inscrevem e passam a ganhar descontos em compras online na plataforma da Alibaba, além de prioridade na entrega de itens comprados. Em troca, permitem que todos os dados de compra e venda sejam compartilhados com um sistema.

Com base nessas análises, a pessoa ganha uma nota de 350 a 950. Para ganhar mais pontos, é preciso fazer pagamentos online, investimentos, se conectar com pessoas com altas pontuações e evitar o contato com usuários que tenham notas de crédito baixas. Gastar mais em livros que em games também aumenta a pontuação, pois ler é considerada uma atividade “mais nobre” que jogar.

Quem tem pontuação alta tem direito a empréstimos, check-in mais rápido em hotéis, aluguel de carro sem depósito, viagens para Singapura sem necessidade de documentos oficiais ou visto mais fácil para a União Europeia.

A inscrição no Sesame Credit ainda é voluntária, mas a partir de 2020 todos os dados dos cidadãos chineses serão avaliados pelo Sistema Nacional de Crédito Social. Fora a Alibaba, outras 7 empresas do país estão ajudando no projeto piloto.

Como vai funcionar o “score social” do governo chinês?

Ainda não se sabe muita coisa, mas o “crédito social” do governo chinês deve funcionar de forma semelhante ao Credit Sesame, atribuindo pontos e vantagens aos “bons” cidadãos, mas deve ser ainda mais completo.

Ele vai considerar, por exemplo, se a pessoa pagou seus impostos, se seus títulos acadêmicos são legítimos, o que está compartilhando no Facebook, quais sites está pesquisando, quanto tempo passam em cada um deles e quais as opiniões políticas emitidas.

Fora as vantagens já oferecidas pelo Sesame Credit, quem tiver uma avaliação alta no “score social” do governo poderá ter prioridade na compra de passagens aéreas e de trem bala nos feriados chineses, pagará menos em hotéis e seguros, terá isenção de pagamento de depósitos em aluguéis ou passagens aéreas em categoria superior.

Quem tiver pontuação mais baixa perderá a prioridade em todas essas situações e poderá ficar com o dia a dia mais complicado. Em outras palavras, o “score social” pretende incentivar os cidadãos a serem sempre sinceros e confiáveis, em diversos aspectos da vida social.

O que representam os pontos do Sesame Credit

600 pontos
Dá direito a empréstimos de até US$ 800 para usar em lojas online do grupo Alibaba. Também permite fazer check-in mais rápido em hotéis e aeroportos.
650 pontos
Permite alugar um carro sem a necessidade de deixar depósito como garantia e facilita a forma de pagar alguns serviços hospitalares, por exemplo.
666 pontos
Permite pedir empréstimos de até US$ 8,2 mil por meio da Ant Financial, do grupo Alibaba.
700 pontos
Permite pedir autorização para viajar para Singapura sem a necessidade de documentos oficiais e comprovantes.
750 pontos
Permite que um cidadão chinês tire visto válido para toda a União Europeia.


Comentários

Postagens mais visitadas