A NinHao esteve na maior feira de negócios do mundo: a Feira de Cantão, na China




Está acontecendo na China a 125º edição da maior feira de negócios do mundo: a Canton Fair, ou Feira de Cantão, e a NinHao esteve lá para conferir. O evento de importação e exportação é realizado na cidade de Guangzhou, na Província de Guangdong, duas vezes ao ano:  uma vez na primavera e uma vez no outono.

Quem fica responsável pela organização é o Ministério do Comércio chinês em parceria com o Governo Popular da Província de Guangdong e o Centro de Comércio Exterior da China.

Nesta primeira edição de 2019, os números são impressionantes: 25 mil expositores, 51 sessões domésticas e estrangeiras de produtos espalhados em 7 grandes pavilhões. Um total de 1,18 milhão de metros quadrados de feira movimentando mais de US$ 27 bilhões.

“Eu nunca vi tanta gente. São muitos estrangeiros e chineses passeando pelos corredores. A maioria dos estrangeiros está acompanhada por representantes chineses. Eles fazem a tradução e explicam o ‘know how’ de como o pessoal local trabalha”, conta a especialista de marketing da NinHao Julie Chung, que esteve na feira na última semana.

Qual o objetivo da feira?



Ao contrário do que muita gente pensa, a Feira de Cantão não expõe apenas produtos de tecnologia. Os milhares de fabricantes que fazem parte do evento apresentam todo tipo de mercadoria, como hardwares, celulares, máquinas agrícolas, cosméticos, produtos de limpeza, artigos de decoração, utensílios de cozinha, materiais de construção, artigos para animais domésticos, entre tantos outros.

Com tanta variedade, a feira se tornou um lugar perfeito para os empreendedores ou empresários que buscam se inteirar das novidades do comércio mundial e encontrar oportunidades de negócios. Afinal, grandes parcerias comercias nascem na Canton Fair todos os anos.

Para os organizadores, o maior objetivo é promover uma visão globalizada do mercado e incentivar a inteiração entre todo tipo de empreendedor. Para fazer esse networking, nessa primeira edição de 2019 estão acontecendo 20 fóruns de discussão e 50 seminários de demonstração de produtos.

Os brasileiros, é claro, também estão marcando presença por lá. “Por incrível que pareça também tem muitos brasileiros na feira. Existe até mesmo um pequeno estande do Brasil com pessoas dispostas a ajudar em todos os trâmites necessários para importar produtos chineses”, conta Julie Chung.


O evento é dividido em 3 fases:

Com o passar dos anos, a Feira de Cantão cresceu muito e teve de ser organizada de uma forma diferente. Os visitantes precisam de inteirar sobre a programação antes de escolher o melhor dia para visitar o local. Em 2019, a divisão está assim:

Fase 1 (do dia 15 a 19 de abril): exposição de produtos eletrônicos, eletrodomésticos, máquinas, veículos, produtos químicos, material de construção, ferramentas, entre outros.

Fase 2 (do dia 23 a 27 de abril): exposição de bens de consumo, móveis, artigos de decoração, presentes, brinquedos, cosméticos, produtos para animais, entre outros.

Fase 3 (do dia1 ao dia 5 de maio): exposição de roupas e outros produtos têxteis, calçados, acessórios, materiais para escritório, medicamentos, alimentos, entre outros.

Qual a história da Feira de Cantão

A Canton Fair nasceu em 1957 já na cidade de Guangzhou. Como nos anos 50 o país ainda não havia atingido o auge da sua atividade industrial, os produtos apresentados eram principalmente do setor agrícola. Os visitantes também não chegavam de tão longe, como acontece agora. A maior parte morava nos países asiáticos vizinhos ou na própria China.

Com os anos, a feira foi tomando grandes proporções e atraindo cada vez mais pessoas interessadas em conferir as novidades do gigante asiático. Até que as reformas econômicas de Deng Xiaoping, na década de 70, fizeram a Feira de Cantão começar a atingir outro patamar.

Na década seguinte, a China se abriu para investimentos estrangeiros e passou por mudanças econômicas que impulsionaram ainda mais o evento, como a privatização de empresas estatais, relaxamento do controle de preços e redução do protecionismo do Estado chinês.

Reflexo de todas essas mudanças, em 1993, o número de expositores mais que dobrou em comparação à primeira edição e, em 1997, o volume financeiro comercializado já ultrapassava os US$ 10 bilhões. As mudanças na economia chinesa seguiram influenciando o tamanho e alcance da Feira de Cantão. Em 2001, com a entrada do país na Organização Mundial do Comércio (OMC) e conquista da posição de 2ª maior economia do mundo o evento cresceu mais.

Em 2009, para atender os milhares de expositores e visitantes, a feira passou a ser organizada em três etapas diferentes, cada uma responsável pela exposição de um grupo de categorias.

A primeira edição de 2019 tem 30% mais produtos que a edição anterior e fica aberta ao público até o dia 5 de maio. Para conhecer a feira, é preciso pagar US$ 15 e pegar um crachá com foto que pode ser usado nas próximas edições do evento.




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