A história por trás da escrita e da caligrafia chinesa



O chinês é o idioma mais falado do mundo e também um dos que mais intriga e desperta curiosidade nos povos ocidentais. E não é pra menos. O sistema de escrita, os sons e a caligrafia chinesa são completamente diferentes do português e de todas as outras línguas com as quais temos mais contato cotidiano, como o inglês e o espanhol.

Para matar um pouco da sua curiosidade sobre a origem do chinês e sobre a lógica que guiou a construção da escrita, resolvemos escrever este artigo. Esperamos que você se divirta neste túnel do tempo.

Onde surgiu a escrita chinesa?

Os primeiros registros da escrita chinesa foram encontrados em cavernas, cascos de tartarugas e ossos de animais datados de 4 ou 5 mil anos atrás. Esses símbolos primários lembravam hieróglifos simples que variavam em mais ou menos 50 tipos de gravuras que seguiam padrões. A partir do século XVI a.C, durante a dinastia Shang, a escrita foi sistematizada, mostrando um bom avanço nos registros arqueológicos.

Mais recentemente, cientistas chineses e americanos descobriram indícios da escrita da China em cascos de tartaruga datados de 8.600 anos atrás. Se esses achados forem aceitos como registros oficiais, a escrita chinesa passará a ser considerada a mais antiga da humanidade.

No total, a escrita chinesa tem mais de 160 mil logogramas. Mas se você está estudando mandarim, não se assuste, pois a maioria deles passou por uma série de alterações com os anos que priorizaram os traços fundamentais. Hoje em dia, entre 5 e 8 mil caracteres são utilizados pelos chineses, sendo apenas 3 mil para a vida diária.

Como funciona o sistema de escrita chinês

O motivo para os povos ocidentais estranharem muito a escrita chinesa é simples. Nas línguas ocidentais, as letras formam palavras, que representam ideias. Uma letra sozinha é apenas uma vogal ou uma consoante, sem significado algum.

Já a escrita chinesa é logográfica, ou seja, é formada por símbolos que expressam palavras ou morfemas – uma unidade mínima da palavra com significado. Cada logograma, também chamado caractere ou sinograma, tem seu próprio significado e não precisa estar necessariamente combinado a outro para transmitir uma mensagem. 

A escrita chinesa não tem um alfabeto em nenhuma de suas variantes. Os logogramas não transcrevem os sons como nossas vogais e consoantes fazem. Por esse motivo, o sistema de escrita chinês deu origem a dialetos completamente diferentes uns dos outros.

Uma pequena porcentagem dos caracteres chineses é considerada ideograma – símbolo gráfico que representa ideias. Um exemplo é o ideograma , que combina (sol) e (lua), e pode significar “brilho” ou “amanhã”.

Os principais dialetos chineses são:

·         Mandarim: idioma oficial da região de Beijing e falado na China continental, Taiwan e também em Singapura;

·         Cantonês: falado em Cantão (província de Cantão), Hong KongMacau e sudeste do país;

·         Xangainês: falado em Xangai e arredores;

·         Sichuanês: falado no centro da China (região de Sichuan e Chongqing);

·         Hakka (Hacá): falado na província de CantãoFujian, Hainan, JiangxiHong KongTaiwan e sudeste do país.

Por que a caligrafia chinesa é considerada uma arte

A caligrafia chinesa (书法), também conhecida como a arte da escrita, é uma parte muito importante da cultura da China, muitas vezes considerada a principal forma de arte visual no país. Diferentemente da caligrafia ocidental, que utiliza principalmente canetas, a caligrafia chinesa envolve tanto o uso de canetas como o de tinta e pincel.

Os chamados calígrafos são artistas de caligrafia que se aperfeiçoam na pintura dos logogramas chineses e também em outras formas de pintura. Na China, acredita-se que caligrafia e pintura sejam duas artes que caminham juntas e são complementares. 

Os chamados “4 tesouros” são os instrumentos usados pelos calígrafos: o papel, a tinta, a pedra de pintar e o pincel.

  • Papel: o tipo mais usado é feito de arroz (Xuanzhi – 宣紙), tradicionalmente feito na província de Anhui. Também são utilizados papel de bambu, amora e cânhamo.
  • Pincéis: os mais comuns são os de pele de carneiro e de lobo ou uma mistura dos dois. O cabo do pincel pode ser de bambu ou materiais nobres como o sândalo vermelho, cristal, marfim, prata e ouro. 
  • Tintas: são basicamente bastões feitos de fuligem e aglutinadores esfregados com água em uma pedra de tintura até se atingir a consistência correta. Existem tintas engarrafadas prontas para uso, mas a tradição acredita que os bastões sejam melhores, pois as tintas prontas podem borrar e escorrer. Para selar as obras ou documentos, os artistas utilizam uma tinta vermelha composta de óleo, incenso e uma mistura de 8 ervas.

Na China, a caligrafia é considerada uma dança entre o artista e suas três ferramentas. Um bom calígrafo é capaz de controlar a proporção de cada caractere, o contraste entre o claro e escuro, e a velocidade de cada linha e traçado. Isso resulta em uma verdadeira obra de arte, harmoniosa e espontânea.

Além disso, a caligrafia também é considerada uma forma de manter a saúde física e mental em equilíbrio. Não à toa, os artistas de caligrafia são conhecidos pela longevidade.

A caligrafia chinesa possui cinco estilos distintos. As formais são:

  • Chuan Shu: escrita de selo, considerada uma das mais antigas formas de escrita (seal)
  • Li Shu: escrita oficial e arcaica (clerical)
  • Kai Shu: escrita de forma (standard)

Já as escritas informais são:

  • Xing Shu: escrita corrente (semi-cursive)
  • Cao Shu: escrita cursiva (cursive)

Gostou de conhecer um pouco melhor a história da escrita e da caligrafia chinesas? A melhor parte é que aprender o mandarim, filho dessa cultura tão rica, é mais acessível do que parece. 

A Nin Hao tem um método de ensino que permite uma verdadeira imersão nos costumes chineses e prepara os alunos não apenas para as situações banais do dia a dia, mas também para o mercado de trabalho. Sem falar na facilidade das aulas online, que permitem estudar de qualquer lugar do mundo.

Se quiser saber um pouco mais sobre os nossos cursos, entre em contato com a gente.

WhatsApp: (11) 98369-1907

E-mail: ninhao@ninhao.com.br



Comentários

Postagens mais visitadas