Conheça Wang Yaing: primeira astronauta chinesa a caminhar pelo espaço


 A picture containing person, posing, crowd, automaton

Description automatically generated

Foto: Carlos Garcia Rawlins/Reuters


Wang Yaping - a primeira chinesa da história a realizar uma caminhada espacial e segunda a deixar o planeta Terra.

Como a Nin Hao valoriza e admira muito esse tipo de conquista, resolvemos contar um pouco da história de Wang para vocês e aproveitamos para detalhar os próximos passos dessa missão espacial histórica. Tomara que gostem!


Quem é Wang Yaping

A picture containing person, wall, indoor, child

Description automatically generated

A astronauta chinesa, ou taikonauta como costumam chamar por lá, é uma militar discreta de 41 anos que ocupa a posição de Capitã da Força Aérea Chinesa. Em 1997, entrou para Academia de Voo da China onde, em 2008, participou de uma megaoperação de resgate após o terremoto de Wenchuan. Até hoje o episódio é considerado uma das maiores tragédias da história da China, pois matou mais de 69 mil pessoas e afetou 40 milhões de chineses.

Em 2012, a taikonauta quase se tornou a primeira mulher chinesa a ser mandada ao espaço, mas acabou perdendo o posto para Liu Yang.

A conquista chegou em 2013, apenas um ano depois de Liu. Naquele ano, Wang finalmente deixou a Terra a bordo da Shenzhou-10. "Quando olhei pela janela pela primeira vez, percebi o verdadeiro significado do poder da vida. Esse tipo de beleza estava além da compreensão", disse ela em entrevista à imprensa local após retornar.

Durante a missão, a militar fez muito sucesso ao lecionar como professora convidada de ciências para uma escola primária diretamente do espaço. A aula foi sobre o conceito de peso e massa em gravidade zero, um assunto que ela pôde explicar melhor do que ninguém. O momento foi transmitido por vários canais de TV locais.

Além da formação como militar, Wang também cursou mestrado em jornalismo na Universidade de Pequim e agora é candidata ao título de doutora em psicologia na mesma universidade.


Cada escolha uma renúncia

A conquista profissional de Wang após a missão espacial foi enorme, mas, pessoalmente, rendeu-lhe uma frustração. Em uma entrevista dada à TV chinesa na época, a militar disse que precisou adiar o sonho de ser mãe para integrar a equipe de taikonautas.

De volta à Terra, afirmou em uma entrevista que, apesar de ser uma astronauta exemplar, não podia ser considerada uma esposa qualificada: “Outras mulheres podem acompanhar seus maridos em passeios, podem ir ao cinema. Isso é um luxo para mim. [Agora que voltei], espero poder sair para jantar com Zhao”, afirmou.

O sonho de ser mãe foi realizado alguns anos depois, em 2016, quando Wang deu à luz a sua primeira e única filha, hoje com 5 anos de idade.

Pouco antes de deixar a Terra, agora em outubro, Wang foi questionada sobre qual seria a parte mais complicada da missão. “Minha filha quer que eu traga estrelas para ela e seus colegas quando eu voltar. Ela me fez prometer que traria um punhado para que ela dividisse com os amigos da escola”, respondeu Wang bem-humorada.


183 dias no espaço

Wang Yaping e seus colegas Zhai Zhigang e Ye Guangfu foram lançados ao espaço em outubro deste ano a bordo da espaçonave Shenzhou-13 para uma missão de 6 meses na estação espacial chinesa, a Tiangong.

A missão será a mais longa viagem tripulada ao espaço feita até hoje na China e tem como objetivo tornar a estação plenamente preparada para começar a operar no ano que vem. A base será uma alternativa à estação internacional, que hoje é controlada por Rússia e Estados Unidos.

A lista de tarefas dos astronautas inclui 3 caminhadas para instalação de cabos na Tiangong, atividade considerada uma das mais arriscadas a serem realizadas no espaço. 

No início de novembro, a primeira delas foi realizada com sucesso. Wang e seu colega Zhai gastaram cerca de 6 horas do lado de fora da espaçonave fazendo instalações, enquanto Ye colaborou com coordenadas do lado de dentro. 

Durante a tarefa, a equipe instalou um dispositivo de suspensão e conectores de transferência para o braço robótico da estação e testaram a segurança do equipamento de apoio, incluindo o traje espacial produzido internamente na China.

Ao longo dos próximos meses, a tripulação também vai avaliar as condições de vida no módulo e conduzirá experimentos em medicina espacial.

Mulheres no espaço

Antes de Wang, apenas 15 mulheres no mundo conduziam caminhadas espaciais desde 1984, quando a astronauta soviética Svetlana Savitskaya inaugurou a presença feminina neste tipo de tarefa. Até agora, a grande maioria das mulheres que já caminharam no espaço foram astronautas americanas da NASA.

Wang deixou sua marca na história graças a sua "bravura", disse Yang Yuguang, vice-presidente do Comitê de Transporte Espacial da Federação Internacional de Astronáutica, ao Global Times.


Na Nin Hao você mergulha nas tradições chinesas!

Acreditamos que uma língua não é feita apenas de palavras ou ideogramas. Nosso sistema de ensino permite uma verdadeira imersão nos costumes chineses e prepara os alunos não apenas para as situações banais do dia a dia como também para o mercado de trabalho. Isso sem falar na facilidade das aulas online, que permitem estudar de qualquer lugar do mundo.

Se quiser saber um pouco mais sobre os nossos cursos, entre em contato com a gente.

▪          WhatsApp: (11) 98369-1907

▪          E-mail: ninhao@ninhao.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas