Festival da Lanterna



FESTIVAL DA LANTERNA



Este festival faz parte do Festival da Primavera, ou seja, é uma das muitas comemorações que envolvem o Ano Novo Chinês. Ele é comemorado no dia 15 do 1º mês do calendário lunar, que corresponde ao primeiro dia de lua cheia.
A principal característica desta celebração é soltar ao céu lanternas que espantam os maus espíritos.
Esta tradição começou na Dinastia Han e somente nos palácios imperiais é que se podiam ver estas lanternas. Hoje todos podem colocar suas lanternas para iluminar o céu que esta todo escuro exceto pelo brilho da lua cheia.
As lanternas podem ter formatos variados, de formas tradicionais à mascotes da sorte. Elas são enviadas ao céu com mensagens e preces pedindo amor, sorte e felicidade.


Às vezes estas lanternas ficam expostas e quem as fez pode colocar charadas escritas em tiras de papel para que as pessoas que estão passando as resolvam, e caso consigam, ganham um prêmio daquele que fez a lanterna.
Este festival também é considerado um festival romântico pois na sociedade feudal as moças solteiras não tinham permissão de andar sozinhas, mas nesta época era permitido que saíssem em grupos e desta forma conseguiam encontrar-se com seus amados e passear carregando suas lanternas. Ainda hoje as pessoas convidam outras para verem juntas o Festival das Lanternas.
Pela China existem muitas formas de celebrar este Festival, em locais próximos à água, por exemplo, as pessoas colocam lanternas em forma de lótus para boiar nos rios para carregar seus sentimentos pela morte de alguém querido.

Outra característica importante deste Festival é comer yuán xiāo, um prato típico, que é uma sopa com bolinhos doces feitos de arroz com frutas e açúcar dentro. Estes bolinhos são, em geral, brancos e redondos porque representam a lua na noite do Festival.


Comentários

Postagens mais visitadas