Casamento Chinês



O casamento, assim como tudo na China, reflete sua cultura tradicional e apesar das mudanças ocorridas no decorrer do tempo, alguns rituais permanecem e ainda são passados de geração para geração. 

São muitas as tradições e os rituais mas vale conhecer alguns que com certeza representam as tradições chinesas e sua importância mesmo nos dias de hoje.

Três Cartas e Seis Etiquetas 

Carta de noivado é um contrato oficial de casamento entre as duas famílias.

Carta do dote (ou do presente) é uma carta com uma lista definindo claramente os tipos 

e quantidades dos presentes que serão trocados.

Carta do casamento é uma carta oficial acolhendo a noiva para casa do noivo, até hoje as noivas passam a pertencer a família do marido. 





Seis Etiquetas (Regras) 
As seis etiquetas foram adotadas desde a Dinastia Zhou (1046 a.C -771 a.C), o que mostra que os chineses atribuem grande importância ao casamento e são muito supersticiosos. 

Propor a união 
Uma casamenteira era contratado pelos pais do noivo para propor o casamento à família da moça, levando-se em consideração seus atributos da escolhida.

Datas de nascimento de harmonização
Caso a proposta seja bem aceita por ambos, a casamenteira informava-se sobre os 4 pilares do nascimento de cada um dos noivos (ano, mês, dia e hora), submetia a um sábio ou monge (pode-se encontrar vários nomes diferentes para designar essa pessoa) para que ele verificasse se as datas de ambos eram compatíveis. Caso caso fossem auspiciosas e se conectassem, o ritual de casamento continuava.

Presentes (dotes)
Após a casamenteira informar às famílias que as datas eram auspiciosas, os pais do noivo enviavam os presentes de noivado para a família da noiva.

Presentes de casamento
Quando os presentes de noivado eram aceitos, os pais do noivo entregavam para a família da noiva os presentes de casamento prometidos e listados na segunda carta, que normalmente incluíam dinheiro, jóias e comidas, sendo esse o ritual mais importante das seis etiquetas.

Selecionar uma data de casamento
A data do casamento era escolhida depois dos cálculos feitos pelo sábio ou monge, baseado nas datas de nascimento dos noivos. No caso das duas famílias concordarem com a data, os pais da noiva entregavam o dote da noiva na casa do noivo, pelo menos um dia antes da cerimônia. 

O dote tradicional incluía: jóias, tesoura ( simbolizando que o casal nunca iria se separar), uma régua (símbolo de abundância de terra para os noivos), um pedaço de açúcar ( um casamento feliz), uma bolsa de prata (abundância em dinheiro), um vaso (riqueza e honra), sapatos (que representavam um casal feliz até a idade madura), colchas, travesseiros, roupas e pétalas de lótus (para que o casal tivesse muitos filhos). 


Cerimônia de casamento
Era costume o noivo buscar a noiva em sua casa e levá-la para casa dos pais dele, onde era realizada a cerimônia de casamento. A noiva comparecia à cerimônia com a cabeça coberta por um véu vermelho simbolizando a virgindade, a pureza e a juventude.  Após a cerimônia o noivo retirava o véu e eles  tornavam-se formalmente marido e mulher.

Outra tradição antiga, que ainda acontece, é a decoração do quarto dos noivos toda em vermelho, onde são colocadas uma série de amuletos sob o lençol no intuito de ajudar a fertilidade do casal, como por exemplo, amendoim, flor de lótus etc. 

Ainda nos dia de hoje a preparação de um casamento chinês costuma ser longa e detalhada, contrastando com a simplicidade da cerimônia. Em geral, a cor vermelha deve ser utilizada tanto para o vestido da noiva quanto para as decorações da festa, o enxoval, os convites, as lembranças e até mesmo para os envelopes e caixas com presentes para o casal. Para os chineses, o vermelho significa amor, alegria e prosperidade.

Um costume de origem chinesa que se espalhou pelo mundo foi o hábito de jogar arroz sobre os noivos. Originalmente este ritual se realizava na saída da casa da noiva, enquanto no ocidente o arroz é jogado após a cerimônia.

A recepção ou banquete é considerada a parte mais importante de um casamento chinês, geralmente um especialista é convidado para pronunciar um discurso, antes do momento muito esperado de cortar o bolo, que costuma ser enorme e com muitas camadas. O bolo é cortado de baixo para cima e o casal deve oferecer um pedaço um ao outro, com os braços entrelaçados, tal como no costume ocidental do brinde tradicional com champanhe.

A Cerimônia de casamento costuma ser presenciada somente pelos parentes dos noivos, e ao serem conduzidos ao altar, eles devem prestar homenagem ao Céu e à Terra, aos ancestrais e às divindades.





Fontes:

Comentários

Postagens mais visitadas