Jack Ma decidiu se aposentar! Conheça o homem mais rico da China


O homem mais rico da China e criador do Grupo Alibaba, Jack Ma, decidiu se aposentar!

O bilionário anunciou, agora em setembro, que vai deixar a presidência da companhia de comércio eletrônico que inclui o famoso site de e-commerce Aliexpress. A empresa foi fundada por ele em 1999, na cidade de Hangzhou, na China.

Ao jornal The New York Times, o bilionário disse que quer dedicar seu tempo e dinheiro a projetos filantrópicos e à educação.

Provavelmente, a saída será no ano que vem, quando a companhia completa duas décadas de existência. Quem vai assumir o posto é o atual CEO Daniel Zhang, mas Jack Ma deve continuar no conselho da Alibaba.

Sobre Jack Ma

O empresário de apenas 54 anos tem uma fortuna avaliada em 36,6 bilhões de dólares. Na China, Jack Ma é o mais famoso líder de negócios, muito conhecido por ser franco e carismático.

Para se ter uma ideia, ano passado, no aniversário de 18 anos da companhia, Jack Ma cantou e dançou músicas de Michael Jackson para 40 mil funcionários da empresa.

Ele usou um uniforme militar e uma máscara dourada para interpretar clássicos como “Billie Jean” e “Black and White” e até mesmo arriscou alguns passos de “Moonwalk”. As curiosidades continuam...

Jack Ma se chama Ma Yun

Antes da Alibaba, Jack Ma dava aulas de inglês. Aprendeu o idioma na prática, enquanto guiava de graça turistas do principal hotel de sua cidade natal (Hangzhou). Fez isso por 9 anos.

Um dia, uma turista do Tenessee disse a ele que o seu nome chinês era muito difícil de pronunciar. Ele pediu que ela sugerisse um novo nome, e ela falou “Jack Ma” (Jack era nome do pai e esposo da turista).

Ele teve uma educação falha

Jack Ma demorou 7 anos para completar o ensino fundamental e teve de fazer o ensino médio em apenas 1 ano – única opção que havia em sua cidade. Por isso, outras cidades não o aceitaram como aluno.

Foi rejeitado 3 vezes em uma universidade chinesa e 10 vezes na Universidade de Harvard, onde sonhava em dar aulas um dia. Hoje, não é professor da universidade americana, mas dá várias palestras por lá.

Foi recusado em vagas de emprego

Quando se formou, Jack Ma se inscreveu para 30 vagas de emprego e foi rejeitado em todas. Segundo ele, isso o blindou contra as dificuldades do mundo do empreendimento.

É praticante de Tai Chi Chuan

Jack Ma levou para o trabalho a prática e filosofia da arte marcial. Segundo ele, o Tai Chi ajuda a manter a vida profissional e pessoal equilibradas.

Ele já apareceu com um robe preto e sapatos tradicionais para assinar um contrato. Muitos funcionários também seguem a prática!

É fã de Forest Gump

Jack Ma gosta de buscar inspiração nos filmes de Hollywood e seu personagem preferido é Forest Gump.

Do filme, ele tirou uma lição de vida. “Acredite no que você está fazendo. Ame seu trabalho, quer outras pessoas gostem ou não. Seja simples.”

Fundou a Alibaba, mas não sabe programar

Quando criou a Alibaba, uma gigante do comércio eletrônico, Jack Ma queria apenas ser “um empresário respeitado”, mas acabou se tornando o homem mais rico da China.

Ele diz que não sabe escrever uma linha sequer de código de programação e usa o computador apenas para mandar e-mails e navegar.

Por isso, respeita muito sua equipe de tecnologia e se considera um ótimo testador de serviços – por não ser um expert, ele sabe avaliar se a interface é intuitiva e fácil para os consumidores.

O império digital hoje vale 420 bilhões de dólares e atua em diferentes segmentos. 

Já faltou dinheiro e agora sobra (até demais)

No começo da Alibaba, Jack Ma não tinha salário e vivia com muito pouco dinheiro. Várias vezes, quando ia a restaurantes, recebia um bilhete com a conta paga: “eu ganhei muito dinheiro com o Alibaba e eu sei que você não. Obrigado”.

Hoje, com seus mais de 30 bilhões de dólares, diz que o dinheiro não trouxe felicidade e que a fama pode causar até mesmo uma “grande dor”.

Segundo Ma, as pessoas olham para ele de maneira diferente na rua e muitos estão com ele por causa de suas riquezas, não por quem ele realmente é. 

Comentários

Postagens mais visitadas