China x Taiwan; entenda o conflito



Recentemente, o governo chinês disse que aceita conversar com Taiwan desde que seja para acordar o desenvolvimento “pacífico” e a reunificação dos dois territórios. A declaração foi feita após o principal partido de oposição da ilha taiwanesa, Kuomintang (KMT), dizer que pode assinar um acordo de paz com a China, desde que vença a eleição presidencial do ano que vem.

No início do ano, o presidente chinês,  Xi Jinping, disse ainda que não descartava a possibilidade de usar forças militares para combater grupos separatistas em Taiwan. Ele deixou claro, contudo, que a reunificação seria feita de forma pacífica.

A declaração é parte de conflito que já dura anos e pode confundir quem não está por dentro da história. Por isso resolvemos explicar melhor.

Qual a relação entre China e Taiwan?

Taiwan e China estão separados desde 1949, quando terminou a guerra civil chinesa e os comunistas do Partido Comunista assumiram o poder em Pequim. Após perderem o conflito, os líderes nacionalistas do Kuomintang (KMT), mesmo partido que hoje apoia o tratado de paz, fugiram para a Ilha de Taiwan e passaram a liderar o território, definindo Taipei como capital.

Desde então, Taiwan se considera um estado soberano - criou uma moeda própria, tem o próprio sistema político e também judiciário. O fato curioso, contudo, é que nunca houve uma independência formal e até hoje o nome oficial da ilha é República da China.

Durante esses 40 anos, o governo de Xi Jinping continua vendo Taiwan como uma província chinesa e ameaça intervir militarmente caso a República da China declare separação oficial ou haja intervenção externa – referindo-se especialmente aos Estados Unidos, que apoiam Taiwan.

As pressões da China se intensificaram a partir de 2016, quando a ilha foi assumida por Tsai Ing-wen, a candidata do pró-independência Partido Progressista Democrático (PDP). Isso porque Tsai não reconhece Taiwan como parte do território chinês e defende com unhas e dentes o regime democrático.

“O povo taiwanês aprecia os valores democráticos. São seu modo de vida”, disse Tsai recentemente em uma entrevista coletiva. Ela também afirma que não aceitará qualquer tipo de decisão que ameace a soberania de Taiwan.

Apesar do discurso de independência, o partido de Tsai foi derrotado nas eleições municipais de novembro pelo Kuomintang. Ao que tudo indica, as eleições presidências do ano que vem prometem fortes emoções para a população dos dois territórios.

Mais um pouco sobre Taiwan

A Ilha de Taiwan, também conhecida como Ilha Formosa, fica a sudeste da china continental e é separada do país pelo Estreito de Taiwan. O território tem 36 mil km² e uma população de cerca de 23 milhões de habitantes.

Taiwan tem um sistema econômico capitalista e faz parte da lista dos famosos “Tigres Asiáticos”. A região é vista como desenvolvida em termos de liberdade de imprensasaúdeeducação pública e liberdade econômica.




Comentários

Postagens mais visitadas