Pequim ganha sua própria edição do Guia Michelin, maior publicação gastronômica do mundo



Mais do que nunca, a China está entrando na mira dos amantes da boa culinária. No dia 28 de novembro foi lançada a primeira edição do Guia Michelin de Pequim, que deve listar os 15 melhores restaurantes da capital chinesa com boa qualidade e bom preço, de acordo com o Guia Michelin - publicação mais conceituada do mundo quando o assunto é comer bem. 

Segundo explicações da equipe envolvida no lançamento, a ancestral cidade de Pequim não é apenas um caldeirão gastronômico que reúne receitas, ingredientes e sabores vindos de diferentes regiões da China, mas também um local reconhecido mundialmente pela boa culinária.

Os restaurantes listados na nova edição do Guia Michelin foram premiados com o status Bib Gourmand da publicação, uma subcategoria que fica abaixo das famosas estrelas. A classificação seleciona estabelecimentos que têm uma boa comida a um preço acessível.

Apesar dessa categoria não ser tão conhecida mundialmente, é famosa por levar em consideração as receitas, sabores e tradições locais. O diretor do Guia Michelin, Gwendal Poullennec, afirmou:

“A culinária de Pequim, com seus ingredientes bem escolhidos e temperos ricos, é uma joia da coroa da culinária chinesa e global. Esperamos que, com este novo Guia MICHELIN, mais amantes da gastronomia apreciem a abundante cultura gastronômica de Pequim e experimentem os maravilhosos sabores que ela oferece.”

Quais restaurantes chineses estão no Guia Michelin?

Os estabelecimentos listados na edição de Pequim do Guia Michelin atendem a uma boa variedade de estilos e sabores. Para se ter uma ideia da diversidade, há dois restaurantes vegetarianos na publicação: Gong De Lin e Tianchu Miaoxiang Vegetarian Restaurant. Confira os 15 restaurantes escolhidos e o tipo de culinária/principal prato servido:

1) BaoduJinshenglong 
Tripa cozida ao estilo de Pequim.

  

    


2) Baoyuan 宝源
Bolinhos.


    


3) BeixinqiaoLuzhu 北新桥卤煮
Ensopado de miúdos.

 

  


4) Gong De Lin 功德林

Comida vegetariana.






5) Jing Yi 静一
Cozinha Hubei.

6) Keaami
Cozinha tailandesa.


    


7) Chaishi FengweiZhai 柴氏风味斋(海淀)
Sopa de macarrão de carne.


    


8) Liu Quan Ju 柳泉居
Cozinha Shandong.


  


9) 69 FangzhuanchangZhajiang Noodles 砖厂69号炸酱面
Macarrão zhajiang ao estilo de Pequim.




    


10) Rong Cuisine 
Cozinha Zhejiang.


    

 

11) The Red Chamber 红馆
Pato de Pequim.


    


12) TianchumiaoxiangVegetarian Restaurant 天厨妙香素食(朝阳)
Vegetariano.



    


13) Xi Yuan Ju 玺源居(前门大街)
Pratos quente ao estilo de Pequim.



    


14) Yinsan Douzhi 
"Suco" de feijão mungo fermentado ao estilo de Pequim.

 


 

15) Yu Hua Tai 华台(西城)
Cozinha Huaiyang.




Quando nasceu o Guia Michelin?


O Guia Michelin foi lançado em 1990 por André Michelin, um industrial francês dono da fabricante de pneus Compagnie Générale des Établissements Michelin. O objetivo, na época, era indicar acomodações e restaurantes aos motoristas franceses e estrangeiros como forma de incentivar o turismo automobilístico no país.

Com o tempo, o guia se tornou uma referência gastronômica mundialmente conhecida. O sistema de classificação por estrelas nasceu em 1926 e é atualizado anualmente com base na avaliação de equipes de inspetores independentes da Michelin. As visitas aos restaurantes são sempre anônimas e buscam avaliar 5 critérios principais:

  • Qualidade dos ingredientes utilizados,
  • Habilidade de preparo,
  • Combinação de sabores,
  • Relação custo benefício dos pratos
  • Consistência dos padrões culinários

Fazer parte do Guia Michelin, com a maior quantidade de estrelas possível, é o sonho de qualquer restaurante. Não só o estabelecimento é beneficiado, como também a cidade e região em que ele está localizado, pois o turismo local acaba sendo impulsionado.

Segundo um estudo da consultoria Ernst & Young, 57% dos viajantes frequentes dizem que consideram passar mais tempo nas cidades que têm restaurantes premiados pelo guia e outros 71% afirmaram que consideram aumentar seus gastos quando estão nessas localidades.

Se você pretende visitar a capital chinesa, vale muito a pena conferir os endereços dos restaurantes e avaliar qual das culinárias mais agrada o seu paladar. Mas fique de olho nos horários e faça reserva, se for possível. Após o lançamento da edição Pequim do Guia Michelin, a tendência é que esses restaurantes estejam cada vez mais lotados. Boa sorte e bom apetite!




Comentários

Postagens mais visitadas