Conheça 7 Alimentos da Sorte Preparados no Ano Novo Chinês
Como já falamos outras vezes por aqui, o Ano Novo Chinês, que será comemorado no dia 25 de janeiro, é uma época muito especial e culturalmente bastante rica na China. Entre os rituais que acontecem durante os 16 dias de Festival da Primavera, que antecede a virada, está o preparo dos famosos “pratos da sorte”.
E o que explica alguns alimentos serem mais auspiciosos que outros? No geral, a aparência das refeições e até mesmo a pronúncia de seus nomes é o que as torna diferentes. Mas vale lembrar: não basta comer as comidas da sorte, é preciso prepará-las e servi-las também de uma forma especial, como manda a tradição.
Para matar a curiosidade que você deve estar sentindo agora e ainda dar um pouco de água na boca, reunimos 7 pratos chineses muito servidos nesse período, especialmente na véspera do Ano Novo Chinês. Confira.
1. Peixe (鱼 Yú) - atrai prosperidade
Um dos pratos preferidos dessa época é o peixe - e o motivo é um tanto quanto curioso. Em chinês, a palavra “peixe” (鱼 Yú) tem um som parecido com o som da palavra “excedente”. Daí a crença de que o prato traz prosperidade.
O peixe cozido no vapor está entre as receitas favoritas desta época do ano. Por conta da pronúncia de seus nomes, os tipos mais buscados são a carpa cruciana (lembra “boa sorte”), a carpa chinesa de lama (soa como a palavra “presentes”) e o peixe gato (que remete à “excedente de ano”).
Como comer o peixe:
Alguns chineses gostam de comer peixes na noite de Ano Novo e também no dia seguinte, desde que suas pronúncias tenham determinado som específico. Isso significa ter sorte ano após ano.
Na hora de servir, a cabeça do peixe deve ser colocada em direção aos convidados ilustres ou idosos, representando respeito. Essas pessoas também devem comer primeiro. As duas pessoas sentadas na direção da cabeça e da cauda do peixe devem beber juntas, pois isso é considerado um significado de sorte.
2. Frutas da sorte - plenitude e riqueza
Algumas frutas, como tangerinas e laranjas, são bastante associadas à sorte e estão sempre presentes na mesa de jantar do Ano Novo Chinês. Além de serem frutas redondas e “douradas”, o que simboliza riqueza, suas pronúncias e escritas são consideradas auspiciosas.
O chinês para laranja (e tangerina) é 橙 (chéng), que soa como “sucesso” (成). Além disso, uma das maneiras de escrever tangerina (桔 jú) contém o caractere chinês da sorte (吉 jí).
3. Bolinhos chineses (饺子 Jiǎozi) – atrai riqueza
Os bolinhos recheados são tradicionais na culinária chinesa há mais de 1800 anos e não poderiam ficar de fora da lista de pratos da sorte do Ano Novo Chinês. Diz a lenda que quanto mais bolinhos você comer ao longo dos dias de festividades, mais dinheiro ganhará no ano que se inicia.
Basicamente, os famosos bolinhos consistem em uma massa fina e elástica que envolve o recheio, normalmente feito com carne de porco, camarão em cubos, frango moído, peixe ou carne com legumes. Eles podem ser cozidos no vapor, assados ou fritos.
Como comer bolinhos chineses?
Ao preparar os bolinhos da sorte é preciso formar o máximo de pregas possível em suas bordas de massa, pois acredita-se que bolinhos com bordas planas atraem pobreza.
Em algumas casas são colocadas moedas de cobre nos alimentos como forma de simbolizar riqueza para as pessoas que as encontram. Além disso, os bolinhos devem ser organizados em linha na mesa e não em círculos, pois acredita-se que quem anda em círculos não sai do lugar.
4. Rolinho primavera (春卷 Chūnjuan) – riqueza
Os rolinhos primavera receberam esse nome exatamente porque são consumidos durante o Festival da Primavera, que antecede o ano novo chinês. Segundo a tradição, eles dão boas-vindas à estação.
Os rolinhos são uma massa de formato cilíndrico recheada com legumes, carne ou algo doce. Eles são normalmente fritos - quando ganham a cor dourada que conhecemos. O formato que lembra barras de ouro, segundo a tradição chinesa, atrai riqueza para o ano que começa.
As regiões em que o rolinho primavera é mais servido são as províncias do leste da China, como Hong Kong e Xangai.
5. Bolo de arroz glutinoso (年糕 Niángāo) – atrai posição mais alta
Outro alimento da sorte normalmente preparado na véspera do Ano Novo Chinês é o bolo de arroz glutinoso - uma sobremesa que, no passado, era bastante utilizada como oferenda em rituais religiosos. Segundo a tradição, os chineses que comem esse prato na noite da virada ficam “mais altos ano após ano”.
Isso pode significar muitas coisas: crianças crescendo bastante, cargos mais altos no trabalho, prosperidade nos negócios, notas altas na escola ou na faculdade, entre outras conquistas.
Os principais ingredientes usados no bolo de arroz glutinoso são: arroz, açúcar, castanhas, tâmaras chinesas e folhas de lótus. Ele pode ser cozido no vapor, frito ou até comido frio.
6. Macarrão da longevidade (长寿面 Chángshòu Miàn): felicidade e longevidade
Comer o macarrão da longevidade na véspera de Ano Novo significa, como o próprio nome diz, que a família terá uma vida longa e feliz no tempo que se inicia. Mas é importante se lembrar: o comprimento e preparação do ingrediente também são simbólicos.
No geral, o macarrão é mais longo do que o macarrão normal e sem cortes. Ele é frito e servido em um prato, ou cozido e servido em uma tigela com o caldo.
7. Bolinhos de arroz doce (汤圆 Tāngyuán) – traz união da família
O bolinho de arroz doce, também conhecido como bola de arroz doce, é um alimento tradicionalmente preparado no Festival das Lanternas na China, que finaliza o período de Ano Novo. Contudo, especialmente no sul do país, ele aparece bastante durante o Festival da Primavera como alimento da sorte.
Tanto a pronúncia do prato quanto sua forma redonda estão associadas à ideia de “estar junto” ou “reunião”. Daí a crença de que ele une mais as famílias.
Comentários
Postar um comentário