Live commerce: a tendência do comércio online que vai dominar o mundo
Uma nova
tendência está dando o que falar na China e promete se tornar a principal forma
de vendas online no mundo todo muito em breve. Estamos falando do live commerce, ou comércio ao vivo. O
nome se refere à junção das famosas lives, transmissões de vídeo ao vivo
através da internet, com os e-commerces – que são plataformas de comércio
eletrônico.
Já há um bom
tempo os chineses cultivam o hábito de assistir influencers e outros ídolos em suas rotinas diárias: brincando,
cozinhando ou mesmo jantando em casa. Mas a ideia de assistir lives para fazer
compras passou a ganhar espaço no país asiático especialmente a partir de 2017,
quando influencers do varejo começaram
a transmitir vídeos ao vivo de dentro das lojas, dando close nos produtos e
experimentando peças.
Especialmente
em tempos de pandemia como a que vivemos em 2020, a possibilidade de comprar
sem sair de casa se tornou muito valiosa – e muitas vezes a única opção dos
consumidores. Vem daí o verdadeiro boom
nos live commerces que temos
observado recentemente.
Para se ter
uma ideia, o streaming Alibaba Taobao
Live que permite aos usuários assistir lives e comprar sem sair da plataforma
teve um aumento de 700% no número de comerciantes cadastrados entre janeiro e
fevereiro deste ano. Para não deixar vocês de fora dessa novidade, resolvemos explicar
um pouco melhor.
Como funciona um live commerce?
Bom, os live commerces ficam concentrados
basicamente nos influencers, que na
China são chamados de key opinion leaders
(KOLs), ou líderes chave de opinião. Essas pessoas têm milhares ou milhões de
seguidores em suas redes sociais que levam muito em conta suas opiniões na hora
de comprar um produto ou contratar um serviço: daí o nome influencer (ou influenciador).
Os KOLs
chineses aparecem, portanto, ao vivo para seus seguidores apresentando um
produto, um serviço ou mesmo um local que possa ser visitado, como um destino
turístico. Eles podem, por exemplo, experimentar roupas, sapatos e joias ao
vivo, mostrar como um determinado cosmético fica na pele ou simplesmente
revelar como um agricultor colhe os alimentos que serão vendidos em seguida.
A diferença
entre a live comum que os influencers
fazem no Instagram, por exemplo, e o live
commerce é que o segundo acontece em uma plataforma específica onde é
possível assistir ao influencer e
comprar o produto ao mesmo tempo, sem precisar sair do streaming e procurar a peça desejada na loja online.
Além disso, é
comum que os influenciadores ofereçam descontos ao vivo para os usuários,
estratégia que pode aumentar muito o número de vendas. Para se ter uma ideia do
sucesso, a plataforma de livestreaming chinesa
Viya chegou a vender 353 milhões
de RMB (cerca de 300 milhões de reais) em uma promoção
de um único dia.
Por que os live commerces são tão legais?
Boa parte dos
consumidores não faz compras apenas porque precisa, mas sim porque acha
divertido. Ao dar uma volta no shopping com amigos ou familiares, as pessoas
costumam dar algumas risadas, pedem opiniões do que devem comprar, matam
dúvidas com os vendedores e passam um tempo prazeroso olhando vitrines.
Os live commerces proporcionam aos usuários
uma experiência parecida por 3 razões principais
1) Você tem uma noção mais real do que
está comprando
Já que você
não pode, ou não quer, sair de casa para ir até a loja e experimentar o
produto, por que não ver como ele fica em outra pessoa?
Quando o influencer experimenta uma roupa,
sapato, joia ou cosmético, por exemplo, os consumidores conseguem ter uma noção
mais real do que estão comprando, pois checam como a peça fica no corpo e conferem
se as características passadas pela loja são verdadeiras, como a cor, tecido,
tamanho e caimento.
2) Você tem uma opinião confiável
Como a
opinião do influencer é levada a
sério por seus seguidores, entende-se que os produtos e serviços apresentados
nas lives valem a pena, ponto que conta muito a favor das marcas. É como se um
amigo ou familiar em quem você confia muito dissesse que comprou determinado
produto e recomenda.
3) Você pode interagir com o “vendedor”
Além de sanar
inseguranças, os live commerces são
positivos também por permitirem uma interação única. Assim como aconteceria
com o vendedor de uma loja física, os usuários podem interagir com o influencer, fazer perguntas e já comprar
na hora.
Também é
grande a sensação de comunidade durante um live
commerce, pois você também pode ver a opinião de outras pessoas nos
comentários.
E-commerce não é mais luxo: é necessidade
De fevereiro
para março deste ano, o setor de tecidos, vestuário e calçados no Brasil teve
uma queda de mais de 40% nas vendas. O número é consequência da atual pandemia
de coronavírus que fechou o comércio e obrigou pessoas do mundo todo a ficarem
em casa.
Ainda que as
coisas voltem ao normal em alguns meses, os varejistas já entenderam que o
online chegou para ficar e que, se quiserem continuar de portas abertas, será
preciso inovar.
Vale lembrar
que o sucesso do comércio eletrônico ainda está praticamente limitado aos
produtos simples de comprar e transportar, como eletrônicos, roupas,
ferramentas domésticas e, mais recentemente, mantimentos. Mas cada dia mais
itens entram nas estatísticas de aumento das vendas online.
Há alguns
anos ninguém imaginava que compraria sapatos sem sequer tocar neles. Por que
não comprar uma casa pela internet em um futuro próximo?
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