7 séries chinesas incríveis para você treinar seu chinês!

Não existe jeito mais legal de aprender uma língua do que mergulhando na cultura do país como se fosse um verdadeiro nativo, não é mesmo? Pois saiba que os filmes e séries de TV são um ótimo caminho para praticar os ouvidos e se entreter ao mesmo tempo. 

A China é o país que mais produz dramas de televisão, também conhecidos como “doramas”. O estilo favorito é o de fantasia, como histórias de reis e rainhas. Mas de uns anos para cá outros temas relevantes têm ficado populares, como dramas sociais.

Para ajudar você a praticar o seu chinês, selecionamos 7 séries/novelas chinesas que fazem o maior sucesso. A maioria está na Netflix! Vale muito a pena assistir. Confira nossa lista:

1)    Find Yourself (下一站是幸福 - Xià yí zhàn shì xìngfú)


Find Yourself é uma série de televisão chinesa de 2020 exibida na Netflix. A trama estrelada por Victoria Song, Song Weilong e Wang Yaoqing conta a história de um triângulo amoroso formado por He Fanxing (Victoria Song), diretora de uma empresa de design, o estagiário de sua companhia Yuan Song (Song Weilong) e o CEO de uma agência de publicidade, Ye Luming (Wang Yaoqing).

Quando começa a se relacionar com seu estagiário, He Fanxing pede que ele mantenha o relacionamento em segredo por algum tempo, pois está preocupada com a reação de sua família e demais conhecidos. Nesse meio tempo surge Ye Luming. Ele aparece sob o disfarce de um mentor de relacionamento, mas, na realidade, tem planos de “roubar” He do estagiário Yuan.

He Fanxing precisa, então, decidir com quem ficar enquanto lida com um problema ainda mais sério: a ameaça de aquisição de sua empresa por uma outra companhia de design. O resultado é uma verdadeira crise de meia-idade.

2)    The princess Weiyoung (锦绣未央 - Jǐnxiù wèiyāng)

A Princesa Weiyoun é uma série de televisão de 2016, também exibida na Netflix. Ela é estrelada por Tiffany Tang (protagonista), Luo Jin, Vanness Wu, Mao Xiaotong e Li Xinai. A história fictícia é uma adaptação do romance The Poisonous Daughter (庶 女 有毒) de Qin Jian e se passa durante o reinado do imperador Wencheng e da Imperatriz Feng. 

A série conta a história de Feng Xin'er, uma princesa gentil e amada que era parte da família real de Liang do Norte. Após ter seu reino invadido e sua família morta por um clã inimigo, Xin'er precisa aprender a viver sozinha, passa por outras famílias, e decide lutar contra o clã que destruiu seu lar.

A série foi ao ar na China no fim de 2016 e se tornou um dos programas de maior audiência daquele ano.

3)    Nothing but thirty (三十而已 - Sānshí éryǐ)

Nothing But Thirty é uma série chinesa que foi ao ar em 2020 dirigida por Zhang Xiaobo e estrelada por Jiang Shuying, Tong Yao e Mao Xiaotong.

A série segue a história de três mulheres urbanas bastante diferentes umas das outras, mas que enfrentam o mesmo desafio: já têm 30 anos de idade e precisam deixar para trás a juventude despreocupada dos 20 anos e encarar a vida de forma adulta.

Gu Jia é uma mulher bastante forte e obstinada que cuida bem da casa e ajudou o marido a se tornar o CEO de uma empresa de fogos de artifício. Wang Manni é uma vendedora rebelde e confiante. Já Zhong Xiaoqin é uma mulher normal, com um emprego normal e um casamento normal.

Suas vidas mudam quando Gu Jia começa a suspeitar que seu marido tem uma amante, Wang Manni enfrenta dificuldades com suas vendas e seus relacionamentos, e a ideia de Zhong Xiaoqin de um casamento perfeito é destruída.

4)    Jardim de Meteoros (流星花园 - Liúxīng huāyuán)

Jardim de Meteoros é um clássico de 2018 disponível na Netflix. A história estrelada por Shen Yue (protagonista), Dylan Wang, Darren Chen, Connor Leong e Caesar Wu é inspirada no drama taiwanês homônimo, que foi originalmente adaptado à TV em 2001.

A trama gira em torno de Dong Shancai (Shen Yue), uma garota comum, de família humilde, que consegue bolsa para estudar em uma prestigiada universidade. Lá ela conhece o F4, um grupo de quatro garotos populares e ricos da instituição - Daoming Si (Dylan Wang), Huaze Lei (Darren Chen), Yan Ximen (Caesar Wu) e Feng Meizuo (Connor Leong).

Com personalidade forte, Dong começa a entrar em conflito com os garotos, especialmente Daoming Si, que é mimado e arrogante. Depois de muitas reviravoltas, a personagem passa a ver o lado bom dos garotos, que também aprendem a admirar sua personalidade forte, abrindo espaço para amizades e romances.

5)    Love 020 (微微一笑很倾城 - Wéiwéi yīxiào hěn qīngchéng)

Love 020 é uma série de televisão chinesa de 2016 disponível na Netflix. Ela é estrelada por Yang Yang e Zheng Shuang.

A personagem principal da trama é Bei Weiwei (Zheng Shuang), uma estudante de destaque do departamento de ciências de computação da universidade que sonha se tornar uma desenvolvedora de jogos online.

Após ser rejeitada por seu marido virtual no jogo A Chinese Ghost Story, ela é abordada pelo jogador número um Yixiao Naihe, que sugere que eles se casem virtualmente para participar de uma competição de casal.

Bei não imagina, entretanto, qual é a identidade real de Yixiao Naihe: um veterano popular em sua universidade tanto nos jogos online como nos esportes. Daí para frente eles vivem uma história de amor, aventura e superação de obstáculos.

6) História do palácio Yanxi (延禧 攻略 - Yán xǐ gōnglüè)

História do Palácio de Yanxi é uma série dramática de grande sucesso exibida em 2018 e estrelada por Wu Jinyan, Charmaine Sheh, Qin Lan, Nie Yuan, Tan Zhuo e Xu Kai. A série exibida na Netflix foi transmitida mais de 15 bilhões de vezes e exibida em mais de 70 países, se tornando o programa de TV mais pesquisado no Google em 2018.

A história começa no século 18, em Pequim, quando Wei Yingluo (Wu Jin Yan) se infiltra na corte do imperador Qianlong (Nie Yuan) como uma das bordadeiras do palácio para investigar secretamente o estupro e morte de sua irmã. A princípio ela desconfia do guarda Fucha Fu Heng (Xu Kai) e se aproxima de sua irmã, a Imperatriz Fucha Rong Yin (Qin Lan), para tentar investigá-lo. 

Com o tempo ela descobre que os irmãos são honestos e ganha não apenas uma amiga na sua busca pela verdade, a imperatriz, como também o amor de Fu Heng. Wei continua suas investigações, sempre protegendo a imperatriz das armadilhas de seus inimigos da corte.

6)    The romance of tiger and rose (传闻 中 的 陈 芊芊 - Chuánwén zhōng de chén qiānqiān)


O Romance de Tigre e Rosa é uma série de TV de 2020 estrelada por Zhao Lusi e Ding Yuxi. A série se tornou um sucesso nas redes sociais, acumulando mais de 3 bilhões de acessos no Weibo.

Apesar de criticada pelos colegas, a personagem Chen Xiaoqian (Zhao Lusi) se dedica muito para escrever seu roteiro de drama e acaba caindo no sono durante o trabalho. Ao acordar, ela percebe que foi transportada para o próprio roteiro e agora é a odiada terceira princesa, Chen Qianqian, que será assassinada por Han Shuo (Ding Yuxi) no episódio três.

Chen Xiaoqian, então, passa a usar todo o seu conhecimento sobre a história para se manter viva e avançar na trama que ela mesma escreveu.

Os dramas chineses já são há bastante tempo populares na Ásia, particularmente no Vietnã, Malásia, Cingapura, Tailândia, Indonésia, Filipinas, Sri Lanka e Camboja. De uns anos para cá, estão chegando com mais frequência também aos países ocidentais.

Portanto, essa uma chance de ouro para você treinar os ouvidos para o chinês ou simplesmente ter um pouco mais de contato com a cultura do país. Lembrando que na Nin Hao utilizamos métodos de ensino que proporcionam uma verdadeira imersão nos costumes e nas tradições da China.

E o melhor: temos salas online que podem receber alunos de qualquer parte do país! Se tiver interesse, entre em contato com a gente e explicamos melhor.

Comentários

Postagens mais visitadas