11 curiosidades sobre o chinês que você provavelmente não sabe!

Achados arqueológicos da dinastia Shang

 

O chinês é a maior língua mãe do mundo e também a que mais cresce em importância, especialmente por conta da grande expansão comercial da China nos últimos anos. Reunimos 12 curiosidades sobre a língua chinesa que podem ser muito úteis para quem está aprendendo chinês ou apenas quer conhecer melhor essa rica cultura. Boa leitura!

1-  O chinês é a única linguagem pictográfica moderna

Idiomas pictográficos são aqueles que utilizam imagens para expressar ideias. O chinês é o único idioma pictográfico ainda usado no mundo. No total, a língua tem entre 5 e 8 mil caracteres, mas apenas 3 mil para a vida diária. Cada caractere tem seu próprio significado, sem precisar necessariamente estar combinado a outro.

Muitos dos caracteres chineses utilizados hoje no idioma foram criados a partir de desenhos antigos de objetos ou cenários. Um exemplo é a palavra "shan, 山", que significa “montanha”. Os três tracinhos têm como objetivo representar três cumes de uma cordilheira.

2-  Chinês é uma das línguas mais antigas ainda em uso

Os primeiros registros oficiais da escrita chinesa foram encontrados em cavernas e ossos de animais datados de 4 ou 5 mil anos atrás. Contudo, no início dos anos 2000 cientistas encontraram em cascos de tartaruga inscrições muito parecidas com os caracteres chineses datadas de quase 9 mil anos atrás!

Se esses achados forem considerados oficiais, a escrita chinesa será a mais antiga do mundo, superando em 3 mil anos a escrita cuneiforme, da antiga Mesopotâmia.

3-  Chinês é a maior língua mãe do mundo

A língua mais falada do mundo é o inglês, com mais de 1 bilhão de fluentes. Mas quando o assunto é língua mãe, quem fica na frente é o chinês, com 918 milhões de falantes nativos. Os nativos do idioma inglês somam 379 milhões.

4-  A China tem centenas de dialetos

Apesar de o Mandarim ser a língua oficial da China, o país conta com centenas de dialetos. A maioria deles, contudo, é usada apenas entre familiares e/ou em regiões específicas.

Aqui no ocidente, quando falamos do "idioma chinês”, estamos normalmente nos referindo apenas ao dialeto Mandarim, que é o mais falado e importante do país. Os alunos da Nin Hao, por exemplo, aprendem o dialeto Mandarim.

5-  O chinês tem diferentes caligrafias

O idioma chinês conta com 5 tipos de caligrafias diferentes que são também consideradas um estilo de arte na cultura chinesa. São elas:

  • Chuan Shu: escrita de selo, considerada uma das mais antigas formas de escrita (seal)

  • Li Shu: escrita oficial e arcaica (clerical)

  • Kai Shu: escrita de forma (standard)

  • Xing Shu: escrita corrente (semi-cursive)

  • Cao Shu: escrita cursiva (cursive)

O estilo de caligrafia mais popular é a Escrita de Selo, que foi desenvolvida pelo povo Han. Esse modelo surgiu pela primeira vez durante a Dinastia Zhou (1045 - 221 aC) e ainda é popular entre os artistas de caligrafia do país.

6-  Chinês é um idioma tonal, mas que pode ser entendido sem tons

Em chinês, o tom com que se pronuncia as palavras muda o significado do que é dito. No total, o idioma conta com 4 tons e um neutro. Se você pronunciar algo corretamente, mas errar no tom, sua palavra poderá ficar totalmente diferente. A sílaba “ma”, por exemplo, pode ser a palavra mā (妈), que significa mãe, ou mǎ (马), que significa cavalo.

Mas fique tranquilo se você não é um expert em tons. As palavras chinesas geralmente vêm em pares de caracteres. Se você errar nos tons, provavelmente a combinação e o contexto serão suficientes para passar uma mensagem correta.

7-  A escrita chinesa é feita de cima para baixo

Normalmente, a escrita chinesa é feita da esquerda para a direita e de cima para baixo. No total, o idioma tem mais de vinte tipos de traços. Um único caractere chinês pode conter de 1 a 64 traços que devem ser desenhados correlatamente para que a comunicação fique clara.

8-  Não existe a palavra "sim" em chinês

A palavra “sim”, tão comum nos idiomas ocidentais, não existe no mandarim padrão. As respostas afirmativas usam o mesmo verbo ou adjetivo da pergunta.

- "Pode me ajudar?" - "Pode."

- "Está claro?" - "Claro."

No entanto, em uma afirmativa menos formal, é possível usar a interjeição “嗯, ēn”. Sua pronúncia é bem nasal e seu significado é equivalente ao “aham”. 

9-  O chinês tem algumas palavras “emprestadas” do inglês

À medida que a China foi se tornando um país mais globalizado e aberto a trocas culturais, algumas palavras da língua inglesa acabaram incorporadas ao cotidiano dos chineses. Alguns exemplos incluem: kāfēi (咖啡) = café, shāfā (沙发) = sofá e qiaokeli (巧克力) = chocolate.

10-   O caractere chinês mais complicado é o biáng

A caractere mais complicado de todo o idioma chinês é o biáng, que se refere ao famoso prato de macarrão (biángbiáng miàn) da região de Shaanxi. Biáng, na verdade, é uma onomatopeia para o som do macarrão batendo na mesa do chef e tem nada menos que 62 traços na versão tradicional! Sua versão simplificada fica um pouco mais fácil, com apenas 56 traços. Porém, não se esqueça que precisa escrever o caractere duas vezes para se referir ao macarrão, hein!

Imagem: China Simplified

11-   O chinês não tem artigos, inflexões verbais ou plurais

O idioma chinês não tem algumas características muito comuns na nossa gramática, como:

- Artigos, como “um”, “uma”, “o” e “a”

- Diferentes conjugações verbais

- Plurais

Isso facilita um pouco na hora de aprender a língua. Imagine só se o chinês tivesse a quantidade de conjugações verbais que o português tem, que mudam totalmente dependendo da pessoa e do tempo verbal? Ficaria muito mais complexo, não?

Se você gostou das curiosidades sobre o chinês e tem interesse em aprender esse rico idioma, está no lugar certo.

A Nin Hao tem um ensino que permite uma verdadeira imersão nos costumes chineses e prepara os alunos não apenas para as situações banais do dia a dia, mas também para o mercado de trabalho. Sem falar na facilidade das aulas online, que permitem estudar de qualquer lugar do mundo.

Se quiser saber um pouco mais sobre os nossos cursos, entre em contato com a gente.

WhatsApp: (11) 98369-1907

E-mail: ninhao@ninhao.com.br

 


Comentários

Postagens mais visitadas