Natal na China: você sabe como a data é comemorada por lá?


As principais religiões da China são o budismo e o taoísmo. Apenas uma minoria dos chineses, algo entre 3% ou 4% do país, é cristã. Por esse motivo, a maioria da população do país não comemora o Natal, chamado de 圣诞节 (Shèngdàn jié), como uma data religiosa. Tanto que o dia sequer é um feriado na China continental.

A curiosidade, contudo, é que nas últimas duas décadas a celebração do nascimento de Jesus passou a ganhar espaço comercial na China. Nas grandes cidades, como Pequim (Beijing) e Xangai (Shanghai), é possível encontrar enfeites típicos, eventos comemorativos e lojas recheadas de produtos natalinos nesta época do ano.

Como estamos bem próximos do Natal aqui no ocidente, achamos que seria interessante contar um pouco para vocês sobre o natal na China. Até porque tanto cristãos como não cristãos comemoram a data de um jeito bem diferente por lá! 

A China também entra no clima do Natal

Como comentamos, a maioria dos chineses não comemora o Natal, especialmente quando falamos de áreas rurais, vilarejos ou cidades muito pequenas, onde a influência cristã e ocidental nas tradições é praticamente nula.

Já nas grandes cidades a história é outra. Comercialmente falando, a celebração se tornou um dos maiores eventos do país. Ao andar pelas ruas de Pequim (Beijing), por exemplo, é possível ver milhares de árvores de Natal à venda nas lojas, prédios decorados e muitos pisca-piscas.

Foto: XinhuaNet

Também é comum fazer compras ao som de músicas de Natal e jingles, que começam a ficar frequentes no fim de novembro e seguem até o dia 25 de dezembro.

E não é apenas o comércio que entra no clima. Hotéis, escritórios, escolas, universidades e até mesmo alguns pontos turísticos são decorados à moda natalina. Para completar a alegria, existe até mesmo um Papai Noel chinês, que é chamado de Velho Homem do Natal (圣诞老人  - Shèngdàn Lǎorén), ou Bom Pai Velho (圣诞老公公 - Shèngdàn Lǎogōnggōng).

Como os chineses comemoram o Natal comercial?

Como a maioria dos chineses não considera o Natal uma data religiosa, nem sempre as comemorações envolvem reunir toda a família para uma ceia, trocar presentes e fazer orações quando chega a meia noite.

Boa parte da população vê no Natal apenas uma data alegre que abre oportunidade para reunir amigos, parentes ou casais. Alguns grupos fazem festas em casa, outros marcam encontros em restaurantes, bares ou até karaokês.

Especialmente entre os mais jovens, a data por vezes é vista como um momento romântico para trocar presentes com os parceiros e sair para jantar, assim como é feito no Dia dos Namorados.

Como é comemorado o Natal religioso na China

Apesar de ser minoria da população, os chineses cristãos consideram o Natal a data mais importante do ano, à frente do Ano Novo Chinês, e muitas vezes celebram mais o nascimento de Jesus do que os próprios ocidentais.

As atividades de comemoração começam a ser preparadas bem antes do dia 25. Na véspera de Natal, as igrejas ficam lotadas e os chineses podem assistir apresentações de corais, peças de teatro e danças. A véspera do Natal na China é chamada “Noite Pacífica” ou “Noite do Silêncio”.

O presente de Natal mais dado na China são maçãs!

Normalmente, os chineses não trocam presentes no Natal como fazemos aqui no ocidente. Até é comum ver papais-noéis em shoppings das grandes cidades distribuindo presentes para as crianças, mas não existe a tradição de abrir os embrulhos apenas na noite de Natal.

Foto: China Daily

No lugar de presentes, os chineses costumam dar maçãs com mensagens aos familiares e amigos. O motivo é curioso: a palavra maçã em chinês (苹果 - Píngguǒ) se parece com a palavra “paz” (平安 - Píngān). Portanto, presentar alguém com uma “Fruta da Paz” (平安果 - Píng'ān guǒ) maçã é como desejar paz a essa pessoa na Noite Pacífica (véspera de Natal).

É comum as maçãs terem mensagens escritas na casca, como “amor”, “com amor” ou apenas “paz”. Com exceção das grandes cidades, é difícil encontrar para vender cartões de Natal na China. Por isso, muitas pessoas recorrem aos e-cards do WeChat, aplicativo de mensagens bastante popular por lá.

Como é a ceia de Natal na China?

Alguns hotéis e restaurantes das grandes cidades costumam fazer jantares de Natal que muitas vezes tem as comidas típicas preparadas no ocidente, como o famoso peru.

Foto: The Dynasty

Contudo, nas comemorações familiares a ceia natalina é muito parecida com o jantar do Ano Novo Chinês. O menu pode incluir carne de porco assada, frango, dumplings (饺子 - Jiǎozi) e sopa.

Quem quer preparar uma típica ceia de Natal precisa comprar os ingredientes pela internet ou buscar grandes redes de supermercado.

Em Hong Kong e Macau o Natal é feriado

Alguns territórios chineses fora do continente celebram o Natal como uma data oficial.

Em Hong Kong, por exemplo, tanto o dia 25 como o dia 26 são feriados. Não trabalhar no dia 26 é uma tradição britânica que foi incorporada às tradições de Hong Kong. O dia é reservado para fazer compras de liquidação pós-feriado e também para que os empregadores presenteiem seus funcionários.

Segundo a rede de TV norte-americana CNN, Hong Kong é um dos 10 melhores lugares do mundo para se comemorar o Natal. O local é conhecido por suas incríveis celebrações, boa comida e ótimas oportunidades de compras.

Já em Macau, os dias 24, 25 e 26 são feriados oficiais.

Como se diz “Feliz Natal” em chinês?

Shèngdàn jié kuàilè (圣诞节快乐) significa “Feliz Natal” na China!

Ficou com vontade de aprender a falar chinês e conhecer um pouco mais sobre essa rica cultura?

A Nin Hao tem um ensino que permite uma verdadeira imersão nos costumes chineses e prepara os alunos não apenas para as situações banais do dia a dia, mas também para o mercado de trabalho. Sem falar na facilidade das aulas online, que permitem estudar de qualquer lugar do mundo.

Se quiser saber um pouco mais sobre os nossos cursos, entre em contato com a gente.

WhatsApp: (11) 98369-1907

E-mail: ninhao@ninhao.com.br

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas