Tem vontade de estudar na China por um ano com tudo pago? Agora pode ser sua chance

Universidade de Tsinghua - Edifício Principal

Se você tem entre 18 e 28 anos, é graduado e fluente no inglês, pode se candidatar para uma bolsa de estudos na China! É isso mesmo. Estão abertas as inscrições para o programa Schwarzman Scholars, que oferece bolsas de mestrado integrais no curso Global Affairs da Universidade de Tsinghua, em Beijing (Pequim), considerada a melhor entre os países emergentes. O processo ficará aberto até 21 de setembro e a seleção dos alunos acontecerá em novembro. As aulas terão início em agosto de 2022.

O objetivo do programa de estudos “é recrutar e fomentar uma rede altamente qualificada de líderes de todo o mundo para atuarem em diversas áreas de relevância global – negócios, política, filantropias, ciências, entre outras”.

Confira todos os detalhes importante que reunimos para você!

Em que áreas posso estudar?

Diferentemente de outros programas de mestrado oferecidos no país, o Schwarzman Scholars tem um “claro enfoque em China e no entendimento de uma ordem global ‘pós-Ocidental’”. O curso de um ano tem três pilares curriculares principais, todos voltados para Relações Internacionais:

1)      Liderança: aulas e workshops em áreas como negócios, empreendedorismo, ciência política e psicologia;

2)      China: instituições políticas, cultura e desenvolvimento chinês nos últimos 40 anos;

3)      Assuntos globais: relações internacionais e políticas públicas, com enfoque no papel da China no mundo.

Não é preciso ter graduação ou estudo prévio em nenhuma dessas áreas específicas citadas acima para se candidatar ao curso de mestrado e nem ter conhecimento em mandarim, já que as aulas são todas ministradas em inglês.

Universidade de Tsinghua - Auditório

O que o programa inclui?

Alunos que conseguirem as bolsas de estudo terão todos os custos cobertos pela universidade chinesa. O programa inclui: passagens aéreas para a China, moradia no campus universitário, alimentação, seguro-saúde e um computador pessoal.

Além disso, os alunos receberão uma quantia adicional em dinheiro para cobrir outros eventuais gastos, como, por exemplo, viagens que queiram fazer pelo país. O valor inicial era de US$ 5 mil, mas ele deve mudar no próximo ano.

Como me candidato?

Como comentamos no início do artigo, apenas são elegíveis candidatos que tenham entre 18 e 28 anos (até agosto de 2022, quando começam os estudos). Além disso, é preciso ter fluência em inglês comprovada pelo exame de proficiência TOEFL (nota mínima de 100 no teste iBT ou 600 no teste em papel ) ou IELTS (nota mínima de 7).

Interessados que se encaixem nas condições acima, devem mandar para a universidade:

       Três cartas de recomendação;

       Dois essays: personal statement com detalhes sobre as habilidades de liderança do estudante;

       Um texto sobre atualidades;

       Histórico escolar completo;

       Currículo.

Opcionalmente, o candidato também pode gravar um vídeo de até um minuto se apresentando para a equipe de seleção. Os interessados selecionados para a etapa de entrevista serão comunicados em novembro.

Segundo Frederico Menino, representante de admissions do programa, durante as etapas de seleção “é importante estar bem atualizado sobre as principais notícias do momento e, sobretudo, focar no seu ‘leadership pitch'. Auto-confiança, coesão e sofisticação ao apresentar argumentos são a chave do sucesso nas entrevistas”.

Frederico também aconselha os interessados a começarem suas candidaturas cedo e a escolherem bem as pessoas que farão as cartas de recomendação, envolvendo-as o máximo possível nas outras etapas do processo, como a redação.

Como me informo melhor?

Para mais informações, basta acessar este link ou assistir aos webinares organizados pelo programa para explicar melhor o processo de inscrição e seleção. Os vídeos estão disponíveis no YouTube. As datas dos próximos eventos estão disponíveis na página do programa.

Você pode conferir também uma entrevista do portal Estudar Fora, da Fundação Estudar, com o representante de admissões do programa, Frederico Menino. Na gravação, ele responde as principais perguntas sobre o as bolsas e explica o perfil de candidato buscado pelo Schwarzman.

A princípio, a pandemia não está sendo um impeditivo para o processo de inscrição e seleção dos alunos. A universidade informou que vai acompanhar de perto a situação sanitária para avaliar o melhor momento de retornar às aulas presenciais.

Universidade de Tsinghua - Jardim Gong Zi Ting

A Universidade Tsinghua

Com o lema “Autodisciplina e Compromisso Social”, Tsinghua é uma das mais influentes universidades da China. A instituição está localizada no noroeste de (Beijing) Pequim, no lugar dos antigos jardins imperiais da Dinastia Qing, e é cercada por vários outros pontos históricos da cidade.

Fundada em 1911, ela passou a ser um instituto politécnico com foco em engenharia em 1952. A partir de 1978, com a maior abertura comercial da China, a universidade expandiu consideravelmente sua área de atuação e se tornou referência em pesquisa no mundo.

Atualmente, tem 21 escolas e 59 departamentos com faculdades em ciências, engenharia, humanidades, direito, medicina, história, filosofia, economia, gestão, educação e arte.

A Tsinghua está em primeiro lugar no THE 2020, ranking das melhores universidade Chinesas. Além disso, ocupa a 23ª posição do World University Rankings, liderando a lista das melhores universidades de economias emergentes.

A instituição também aparece na 15ª posição do QS World University Rankings 2021 e faz parte da C9, uma aliança entre as nove principais universidades da China continental, que é uma espécie de “Ivy League” chinesa.

Na Nin Hao você mergulha nas tradições chinesas!

Acreditamos que uma língua não é feita apenas de palavras ou ideogramas. Nosso sistema de ensino permite uma verdadeira imersão nos costumes chineses e prepara os alunos não apenas para as situações banais do dia a dia, mas também para o mercado de trabalho. Sem falar na facilidade das aulas online, que permitem estudar de qualquer lugar do mundo.

Se quiser saber um pouco mais sobre os nossos cursos, entre em contato com a gente.

          WhatsApp: (11) 98369-1907

          E-mail: ninhao@ninhao.com.br

 


Comentários

Postagens mais visitadas