Ano Novo Chinês: conheça as principais tradições da celebração

Fotografia de Amril Izan Imram, Alamy Stock Photo

O Ano Novo Chinês, como já comentamos por aqui, nada tem a ver com o nosso tradicional réveillon. O que define o fim de um ciclo anual na China é o calendário lunar e não o solar, como acontece no ocidente. O calendário lunar é formado por 12 meses de 29 dias e meio. Por isso, o ano novo chinês sempre cai em uma data diferente do ano anterior.

Em 2021, a comemoração será no dia 12 de fevereiro, dando início ao ano do Boi de Metal, que, para os chineses supersticiosos, representa disciplina, lealdade e superação.

As comemorações começam 15 dias antes do ano novo, no chamado Festival de Primavera. Nesta época, muitas famílias seguem tradições e rituais que têm como objetivo atrair sorte e prosperidade. Nos próximos parágrafos, contamos um pouco de como essa cultura milenar tão rica recebe o ano que se inicia.

Por que cada ano chinês é regido por um animal?

Parte da cultura chinesa acredita que cada ano é regido por um animal. Existem várias lendas que explicam como nasceu essa tradição.

Uma delas diz que tudo começou quando Buda convidou os seres vivos da natureza para uma despedida, antes de partir para o Nirvana. Apenas 12 animais compareceram ao evento: rato, coelho, boi, tigre, dragão, serpente, cavalo, macaco, galo, cabra, porco e cão. Como agradecimento, Buda teria dado a cada animal um signo do zodíaco chinês e um ano para governar.

Outra lenda, agora na versão taoísta, afirma que o imperador Jade, Shang Di, convidou todos os animais para uma Grande Corrida que cruzava um rio. O objetivo era medir e ordenar o tempo. No entanto, apenas 12 animais compareceram, levando o imperador a ordenar que cada um ganhasse um signo no zodíaco de acordo com a classificação na corrida.

Cada animal tem um elemento

Na astrologia chinesa, os doze signos animais aparecem combinados com os cinco elementos da natureza: fogo, terra, metal, água e madeira. Em 2021, de acordo com o calendário chinês, o boi estará combinado com o elemento metal. No caso do boi, as superstições chinesas acreditam que as principais características relacionadas sejam:

Justiça

Lealdade

Franqueza

 Honestidade

Independência

Responsabilidade

Autossuficiência

Disciplina

Persistência 

Respeito às tradições

Honra

Já o metal representa força, ambição, determinação, sucesso, autossuficiência, insistência, mas também teimosia e inflexibilidade. Portanto, parte da cultura acredita que o ano do boi será um tempo de conquistas, mas para isso será preciso trabalhar duro, ter paciência, persistência e disciplina.

Rituais de ano novo

Fotografia de Manan Vatsyayana, AFP/ Getty Images

Os chineses tradicionais acreditam que é importante se preparar para receber bem o ano que se inicia. Por esse motivo, eles limpam a casa, pagam as contas abertas, organizam seus negócios e até cortam o cabelo para começar o ano com o pé direito.

Cores de roupas: especialmente as mulheres solteiras gostam de comprar roupas vermelhas para usar na comemoração, pois é uma cor que representa transformação e movimento - boa para atrair sorte no amor. Já o amarelo, o roxo e o dourado atraem riqueza e prosperidade.

Casas enfeitadas: algumas famílias também gostam de pendurar lanternas vermelhas na porta principal de suas casas nos 15 dias que antecedem o ano novo chinês para atrair coisas boas e espantar os maus espíritos. Também é comum escrever os desejos com tinta preta em papéis vermelhos e pendurá-los na entrada da casa – o preto representa água e sabedoria e o vermelho significa fogo e sucesso.

Jantar de ano novo: a última refeição do ano é muito tradicional. As famílias se reúnem para degustar pratos especiais, que devem levar sorte, riqueza e felicidade à casa. Algumas refeições tradicionais da data são os bolinhos em forma de lingotes de ouro, o peixe (que representa dinheiro), as laranjas da sorte, o prato feito com arroz moti que representa a prosperidade e o talharim, que simboliza a longevidade.

Leia também: Conheça 7 alimentos da sorte preparados no Ano Novo Chinês

Presentes: em algumas regiões, é comum que as matriarcas das famílias (avós ou bisavós) presenteiem crianças e solteiros no primeiro dia do ano com um envelope vermelho contendo dinheiro, chamado de hong bao. Em outras regiões, o envelope vermelho é oferecido na última noite do ano pelo homem mais velho da família aos outros homens. O hong bao representa a generosidade e o desejo de boa sorte.

Festas e danças

Por conta da pandemia, esse é o segundo ano consecutivo em que as festividades de ano novo são canceladas na China. Tradicionalmente, as principais cidades do país organizam grandes eventos, que atraem milhões de pessoas. As performances típicas dessa época são a Dança do Dragão e a Dança do Leão.

O dragão é um símbolo folclórico bastante tradicional na China. Os chineses antigos acreditavam que ele era capaz de levar chuva às plantações, algo essencial em uma época basicamente rural no país. Nas comemorações de ano novo, a Dança do Dragão é feita para atrair prosperidade, fartura e sorte.

Na coreografia, cerca de 20 pessoas usam varas de bambu para manipular um dragão com cerca de 3 metros, dividido entre cabeça, corpo e cauda. Todos os participantes seguem um líder. Em locais escuros, são utilizadas luzes dentro do dragão, performance conhecida como “dragão de lanterna”.

Na Nin Hao você mergulha nas tradições chinesas!

Acreditamos que uma língua não é feita apenas de palavras ou ideogramas. Nosso sistema de ensino permite uma verdadeira imersão nos costumes chineses e prepara os alunos não apenas para as situações banais do dia a dia, mas também para o mercado de trabalho. Sem falar na facilidade das aulas online, que permitem estudar de qualquer lugar do mundo.

Se quiser saber um pouco mais sobre os nossos cursos, entre em contato com a gente.

          WhatsApp: (11) 98369-1907

          E-mail: ninhao@ninhao.com.br

 

  

Comentários

Postagens mais visitadas